Ampliação e melhoria da qualidade dos serviços estão como metas da Sedes
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), deu sequência nesta quarta-feira (17) ao ciclo de fóruns temáticos que tem como meta discutir as propostas para Plano Plurianual Participativo (PPA). O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), onde a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) apresentou as propostas para o período de 2014 a 2017.
O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Joubert Fonseca, abriu o evento apresentando as metas da Sedes para os próximos quatro anos, ratificando como prioridade da gestão municipal a reestruturação dos equipamentos e melhoria na qualidade dos serviços prestados a população.
A cerca da Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (DESSAN) foi apresentado a viabilidade de ampliação da oferta alimentar das cinco (05) cozinhas comunitárias, localizadas no Taipa, Bairro dos Novais, Timbó, Cristo e Gervásio Maia, que já servem diariamente mil refeições. A perspectiva é servir também uma ceia para as famílias em situação de vulnerabilidade social, usuárias das cozinhas.
Na Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (DIPOP), foi destacado o desenvolvimento do trabalho das Equipes do PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Social) para execução das obras dos programas Minha casa minha vida e PAC além da ampliação do auxílio aluguel em função das obras de construção dos programas Minha casa minha vida e PAC. Outro ponto destacado foi à realização do diagnóstico dos Centros de Referências de Cidadania – CRCs no que diz respeito à estrutura e serviços oferecidos à população. A perspectiva é a ampliação e melhoria dos serviços oferecidos.
No segmento da Diretoria de Assistência Social (DAS) está previsto a abertura de mais uma casa de acolhida que atenda de forma mais exclusiva a população em situação de rua e com perda de vínculos familiares. Além disso, expuseram a realização do diagnóstico da Proteção Social Especial de média (CREAS) e alta complexidade (casas de acolhida) com o objetivo de melhorar os serviços no que diz respeito à infra-estrutura, aos recursos humanos e à ampliação da oferta de serviços.
Também foi apresentado o projeto, já em trâmite, para abertura de uma casa de acolhida para idosos, como também a execução das 5.600 vagas em cursos profissionalizantes do programa PRONATEC pactuadas com universidades e com o Sistema S, que são destinadas a jovens e adultos.
No âmbito do Controle Social foi apresentada a entrega de cinco novos carros identificados aos conselhos tutelares (Norte, Sul, Sudeste, Praia e Mangabeira), além de destacar a política de diálogo para fortalecimento de vínculos com os conselheiros.
Joubert Fonseca finalizou o fórum evidenciando aos presentes a importância do momento para a sociedade. “A realização PPA é uma forma de identificarmos as demandas da cidade de João Pessoa para que as políticas públicas possam ser bem efetivadas, essa é nossa preocupação, principalmente enquanto Secretaria de Desenvolvimento Social”, concluiu.