Apesar das chuvas, Defesa Civil não registra ocorrências na Capital

Por - em 408

www.joaopessoa.pb.gov.br

 

Apenas na manhã desta segunda-feira (08), o índice pluviométrico em João Pessoa, superou o previsto para todo o mês de setembro, segundo registro da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa). As fortes chuvas ocorridas nas últimas 24 horas alcançaram a marca de 95mm (milímetros), 30mm (milímetros) a mais do que ocorreu no mês de setembro do ano passado, quando se registrou 65mm (milímetros).

“De ontem para hoje já choveu 95mm, superando a média de 65mm, prevista normalmente para o mês de setembro”, explicou Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil Municipal. Um levantamento realizado pela Defesa Civil também constatou que mesmo com as fortes chuvas, nenhum cidadão sentiu necessidade de desapropriar sua residência, diferente do ocorrido no ano de 2013, quando 1.500 pessoenses deixaram as casas e partiram para alojamentos em abrigos.

Chuvas nas próximas horas – As chuvas tiveram início no último sábado (06) e segundo a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) devem permanecer pelas próximas horas. O clima permanece com temperatura mínima de 22º e máxima de 28º, apresentando céu nublado com chuvas esparsas.

Ações preventivas – Para evitar o deslizamento de barreiras foram instaladas lonas em localidades dos bairros do Castelo Branco, Roger, Tambiá e Funcionários II. Até o momento, não há registro de deslizamento na cidade ou qualquer ocorrência relacionada as pancadas de chuvas.

Teleatendimento – Caso a população observe qualquer situação de risco, as equipes de plantão podem ser acionadas para prestar assistência através do Disk 24h – 0800 285 9020.

Cuidado redobrado – Durante a permanência das fortes chuvas, como as observadas na Capital, a atenção do motorista no trânsito deve ser redobrada para evitar acidentes e interrupção do tráfego, especialmente nas principais avenidas da cidade, como: Epitácio Pessoa, Rui Carneiro, Sérgio Guerra, Édson Ramalho, Hilton Souto Maior, Josefa Taveira, Beira Rio e Ayrton Senna.