Após operação ‘Calçada Livre’, Sedurb dialoga com associação de ambulantes

Por - em 456

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) reuniu-se na manhã desta quarta-feira (17) com representantes da Associação de Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba (Ameg-PB). O objetivo é buscar alternativas para os comerciantes que ocupavam as calçadas e impediam a passagem de pedestres no entorno do Terminal de Integração, no bairro do Varadouro e que se retiraram do local durante a operação ‘Calçada Livre’.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Assis Freire, seguindo orientação do prefeito Luciano Cartaxo as calçadas foram desobstruídas com diálogo, sem repressão e com total respeito aos trabalhadores informais. Além disso, opções de novos locais de trabalho estão sendo estudadas, de modo que não haja prejuízo para a categoria.

“A ação realizada na última segunda-feira (15) foi o primeiro passo para garantir o direito de todos de transitar com segurança pelas calçadas da Capital. Agora iniciamos, com a associação dos comerciantes, a análise de alternativas viáveis de locais onde eles poderão trabalhar. Uma das sugestões é a criação de centro de gastronomia popular no entorno do Shopping Varadouro, que poderá abrigar vendedores de lanches. Para isso contaremos com apoio e total participação da Vigilância Sanitária do Município, garantindo a higiene e segurança alimentar do que será ofertado. Tudo será feito com base da lei, de forma padronizada, regulamentada e com muito respeito”, assegurou Assis Freire.

A presidente da Ameg-PB, Márcia Medeiros ressaltou a atenção dada pela PMJP aos comerciantes e o diálogo constante na busca pelas melhorias das condições de trabalho da categoria. “Desde o início desta gestão estamos sendo muito bem recebidos na Sedurb e o diálogo tem sido constante. Neste momento estamos plantando ideias para melhorar a cidade, respeitando o Código de Posturas e temos convicção de que muitos e bons serão os frutos colhidos”, afirmou.

O titular da Sedurb garantiu ainda que o trabalho educativo para garantir a livre circulação e a acessibilidades a todos os cidadãos nas calçadas continuará. “As ações serão realizadas sempre com diálogo, sem repressão, sem qualquer tipo de agressão porque é o entendimento do prefeito Luciano Cartaxo e de todos que fazem esta Prefeitura de que o respeito ao outro é essencial para o desenvolvimento pleno da cidade”, concluiu.