Artes visuais será tema de trabalho do projeto ‘Escola Nota 10’ nas escolas da Rede Municipal

Por Alexandre Quintans - em 1982

Diretores e professores de artes das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram na manhã desta sexta-feira (23) do lançamento da proposta do tema do projeto Escola Nota 10, ‘Artes visuais na Paraíba’, que será trabalhado esse ano nas unidades de ensino. O auditório do Centro Administrativo, em Água Fria, ficou completamente lotado.

As unidades de ensino deverão escolher um ou mais artistas visuais, que residam na Paraíba, para que através de suas obras possam orientar ações que serão trabalhadas ao longo do desenvolvimento do projeto.

Artistas que não tenham naturalidade paraibana, mas cuja obra tenha sido comprovadamente produzida na Paraíba, também poderão ser contemplados. “Nós temos andado pelas escolas e temos feito uma verdadeira descoberta nesse campo das artes. Precisamos valorizar esses professores. Será uma grande revolução no campo das artes e quem sabe não descobrimos um aluno com esse dom da arte”, explicou Gilberto Cruz, Diretor de Gestão Curricular da Secretaria de Educação de João Pessoa.

Os alunos irão conhecer o trabalho de artistas como Miguel dos Santos e Flávio Tavares. Isso irá gerar uma discussão entre a arte atual e a arte contemporânea.

“Essa já era uma demanda antiga devido ao volume e presença da produção artística paraibana no cenário nacional e internacional. A ideia é a gente realmente se voltar e se apropriar do nosso conhecimento, da nossa arte, e aproximar o aluno dessa produção. Isso tudo aconteceu em um momento muito oportuno porque João Pessoa é reconhecido como uma cidade integrada na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN) por causa do nosso artesanato, mas que dialoga muito com a produção artística”, explicou o coordenador pedagógico da Casa das Artes, que foi o palestrante do evento, Getúlio Martins.

Nos últimos cinco anos, já foram investidos R$ 56 milhões em bonificação para os educadores da Capital. A nota é medida a partir de uma prova realizada com os estudantes da rede, que equivale a 50% do total alcançando no Índice, e também leva em conta a frequência dos professores, a participação dos educadores em atividades de formação continuada, em projetos interdisciplinares, além da conservação do ambiente escolar e a atualização dos diários de classe.