Atenção Básica oferece prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação à população

Por Thibério Rodrigues - em 1965

D R T . R J . 15855.

Buscando sempre oferecer à população a melhor assistência em saúde, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), disponibiliza uma rede integrada de serviços na Atenção Básica, que tem como prioridades a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.

A Atenção Básica é formada pelas equipes de saúde da família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Academias da Saúde e o Consultório na Rua. A gerente de Atenção Básica da SMS, Naédina Gomes, explica que todo o trabalho é realizado a partir da promoção à saúde. “Quando fazemos a promoção da saúde ao usuário, ele começa a se cuidar, se prevenir e ter uma vida mais saudável. Mas por outro lado também fazemos o trabalho de diagnosticar, tratar e reabilitar nossos usuários”, afirmou.

Em João Pessoa, a população conta com 184 equipes de saúde da família, que estão distribuídas em mais de 100 Unidades de Saúde da Família (USF) nos bairros de João Pessoa. As equipes realizam, também, visita domiciliar nos períodos da manhã e da tarde, seguindo uma programação dentro da região de cobertura.

Nas USFs são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF quando precisar fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

D R T . R J . 15855.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar.

A aposentada Iolanda da Silva é moradora do bairro de Cruz das Armas e elogia o trabalho das equipes de saúde da família. “Eles têm uma atenção com os moradores da região tanto quando estamos na unidade quanto nas visitas domiciliares”, disse.

Serviços – Os atendimentos básicos são realizados nas Unidades de Saúde da Família, enquanto as especialidades são encaminhadas para os serviços especializados, por meio de agendamento. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira no período das 7h às 11h e das 12h às 16h. Para ser atendido, é necessário o usuário apresentar o cartão do SUS.

Além das USF, o município ainda disponibiliza as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os moradores das áreas que não recebem cobertura das equipes de saúde da família. Ao todo, o município possui cinco UBS distribuídas pela cidade e que também funcionam de segunda a sexta-feira. São elas: Unidade de Saúde das Praias (Tambaú), UBS Maria Luiza Targino (Bairro São José), UBS Francisco das Chagas Soares (Treze de Maio), UBS Lourival de Gouveia Moura (Alto do Céu) e UBS Mandacaru.

D R R . R J . 15855.

Nasf – Para fortalecer o atendimento na Atenção Básica, existe o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que oferece um complemento multiprofissional às USF. São aproximadamente 190 profissionais, distribuídos em 34 equipes, atuando nas USF e outros espaços para contribuir com a assistência à saúde dos moradores da Capital.

Criado em 2008, por meio da Portaria n°154 do Ministério da Saúde, o Nasf é formado por equipes multiprofissionais compostas por educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais.

As equipes multiprofissionais atuam de forma integrada com as equipes de saúde da família, mas também com outras equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Consultório na Rua – Com o foco na reabilitação, o Consultório na Rua é formado por equipes que realizam diversas formas de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial pelo uso do álcool e outras drogas. A abordagem acontece nas ruas, praças e outros locais públicos da cidade, onde as equipes realizam ações e serviços de distribuição de preservativo; educação em prevenção de DST/Aids; psicologia; enfermagem; e encaminhamentos a serviços de atenção à saúde e assistência social.

Academia da Saúde – A Academia da Saúde é um projeto idealizado pelo Ministério da Saúde (MS) que desenvolve atividades como ginástica aeróbica, ginástica localizada, circuito, atividades funcionais e caminhadas orientadas. Todo o trabalho acontece em parceria com o Projeto João Pessoa Vida Saudável de forma articulada com as USFs e as equipes do Nasf.

Atualmente, a população da Capital conta com três polos da Academia da Saúde nos bairros Ernesto Geisel, Ernani Sátiro e Colinas do Sul. As atividades acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30. Em média, 200 pessoas participam diariamente das atividades no local.

Atendimentos nas USFs:

  • Acolhimento
  • Acompanhamento de gestante e do bebê (pré-natal e puericultura)
  • Consulta odontológica
  • Curativo
  • Dispensação de medicamentos básicos
  • Dispensação de preservativos e contraceptivos
  • Enfermagem
  • Exame preventivo (câncer de colo de útero)
  • Imunização
  • Médico
  • Nebulização
  • Planejamento Familiar
  • Teste de Gravidez
  • Teste rápido de HIV e hepatite