Atendimentos realizados nas Unidades de Saúde da Família passam de 1,5 milhão em 2018
As Unidades de Saúde da Família (USFs) são a porta de entrada para os serviços da rede municipal de saúde. É por meio delas que os usuários têm acesso a consultas com médicos, encaminhamentos para especialistas e realização de exames, além de outros serviços nos níveis de Atenção Básica, Especializada e Hospitalar.
De janeiro até outubro deste ano, as Unidades de Saúde realizaram 1.574.374 atendimentos médico e de enfermagem, o que representa uma média de 157.430 usuários atendidos por mês. Ao todo, a Atenção Básica tem uma cobertura de 83% de Estratégia de Saúde da Família, ou seja, 665.835 pessoas assistidas.
Em 2018, também foram entregues duas novas Unidades, a USF São Rafael, localizada no bairro Castelo Branco, e a USF Cidade Recreio, no Portal do Sol. Juntos, esses equipamentos beneficiaram cerca de seis mil pessoas e somam um investimento de mais de R$ 1 milhão.
“A atenção primária é a principal entrada e a razão organizadora do Sistema Único de Saúde, ela não é apenas para promoção e prevenção da saúde, mas uma assistência completa para maior resolutividade dos usuários e, mesmo com uma boa cobertura com a estratégia de saúde da família, nosso objetivo é ampliar ainda mais essa assistência”, comenta o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.
Estrutura – Para essa assistência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de 100 prédios de USFs com 200 Equipes de Saúde da Família. Cada equipe é composta no mínimo por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe o Agente de Combate às Endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
Nas USFs, os usuários têm acesso à pré-natal, puericultura, atendimento médico, de enfermagem e odontológico, vacinação, retirada de pontos, curativos, educação em saúde, visita domiciliar, atividades coletivas, salas de coleta para exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e insumos da farmácia básica estabelecidos pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e Práticas Integrativas e Complementares de acupuntura e auricoloterapia.
A Gerente da Atenção Básica da SMS, Naédina Gomes, explica que a Atenção Básica, por ser o atendimento inicial do SUS, tem como objetivo orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.
“O primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, que abrange a promoção e a prevenção da saúde, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, desenvolvendo uma atenção integral de forma positiva nas comunidades, e bairros de João Pessoa. Este trabalho é realizado em todos os serviços da atenção primária”, explica Naédina Gomes.
Ao todo, 3.054 profissionais atuam na Rede de Atenção Básica que além dos serviços das Unidades de Saúde da Família também oferta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) os serviços do Telessaúde, Consultório na Rua e Academias da Saúde.
Um dos usuários atendidos pelos serviços da Atenção Básica é o aposentado José Freire Lima, 66 anos. Com diabetes e pressão alta, o usuário da USF Bancários conta que realiza atividade física regularmente, participa dos grupos de convivência da unidade e está sempre presente nas consultas e atividades ofertadas.
“Uma vez por mês, pelo menos, eu venho à unidade de saúde para verificar como está a minha saúde, seja com o médico ou com a enfermeira. Não é porque a gente não sente nada, muitas vezes que não quer dizer que não temos nenhum problema, nem que não precisamos nos cuidar”, conta o motorista aposentado, que completa: “O agente de saúde também sempre passa na minha casa e nas vizinhas, os profissionais nos tratam muito bem e cuidam de nós como se fossemos da família e estão sempre dispostos a nos ajudar com o que precisarmos, a pessoa se sente cuidado e é muito bom”.
Potencializando a assistência prestada na Atenção Básica, principalmente nas Unidades de Saúde, a presença constante do profissional Gerente Saúde tem garantido uma saúde mais humanizada facilitando os atendimentos, otimizando o tempo de espera do usuário, a entrega dos medicamentos e estrutura física das unidades.
Consultório na Rua – O Consultório na Rua (CnR) é um serviço que presta atenção integral a saúde da população em situação de rua no município de João Pessoa. As equipes são itinerantes compostas por seis profissionais (enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e agente social) que realizam atendimento no próprio espaço de rua e desenvolvem ações compartilhadas e integradas a rede de saúde e intersetorial. Atualmente, o Consultório na Rua tem 761 usuários cadastrados e, em média, são realizados 300 atendimentos por mês.