Atividade lúdica incentiva hábitos saudáveis em crianças de Crei do Timbó

Por - em 1788

Thibério Rodriguesfotoivomar Gomes Pereira.Dia da Criança Timbo .II (86)

As crianças do Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Nossa Senhora de Fátima tiveram um dia mais alegre nesta sexta-feira (2). A animação tomou conta do ambiente por causa de uma atividade em alusão ao Dia da Criança, promovida pela equipe de Saúde da Família Timbó II para incentivar a prática de hábitos saudáveis entre os pequenos.

A ação contou com orientações básicas sobre higiente bucal, como escovação e outros cuidados com os dentes; oficina de frutas para promover a alimentação saudável entre as crianças, com degustação e explicação sobre a importância de cada fruta; além de pinturas no rosto, brincadeiras e distribuição de brindes.

De acordo com Danielle Paiva, apoiadora da USF Timbó, a ação é alusiva ao Dia da Criança, mas atividades de incentivo aos hábitos saudáveis entre as crianças acontecem durante todo o ano. “A parceria entre os Creis e as equipes de saúde da família já é uma prática no Distrito Sanitário V, contribuindo para o cuidado integral das crianças, que são também atendidas nas unidades de saúde”, afirmou.

Durante toda a manhã, os pequenos experimentaram frutas como melão, banana, maçã, laranja e outras, aprendendo os nomes e os nutrientes de cada uma. Com os rostos pintados com desenhos artísticos, eles se divertiram com as mais diversas brincadeiras como bola e pula-corda, conduzidas por profissionais fantasiados de personagens infantis.

Participaram da ação os profissionais: médico, enfermeiro, odontólogo e auxiliar de saúde bucal da Unidade de Saúde da Família (USF), além de nutricionista e educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Para a diretora do Crei Nossa Senhora de Fátima, Ailma Barros, atividades deste tipo são formas de desenvolver nas crianças as práticas saudáveis de forma lúdica. “É um projeto que envolve diversos profissionais no sentido de fazer as crianças aprenderem brincando e futuramente se tornarem adultos saudáveis”, disse.