Atividades de prevenção à saúde do homem marcam abertura do Novembro Azul

Por - em 9680

DAtividades de orientação sobre a prevenção da saúde do homem marcaram a abertura do Novembro Azul. A campanha, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, traz o tema ‘Homem que é homem se cuida’ e tem o objetivo de sensibilizar o público masculino para se prevenir de doenças como câncer de próstata, diabetes e hipertensão arterial.

A abertura aconteceu na manhã desta terça-feira (4) na Unidade de Saúde da Família (USF) Qualidade de Vida, no bairro do Rangel, reunindo moradores da região. Nesta edição da campanha, serão ofertadas ultrassonografias de próstata, por meio do Laboratório Central do Município (Lacen).

A primeira-dama do município, Maísa Cartaxo, compareceu à solenidade e destacou a importância das ações de prevenção de doenças. “Nós mulheres temos um papel importante no incentivo aos homens cuidarem de sua saúde. Se tivermos a oportunidade de levar os homens mais cedo a procurar tratamento, nós teremos menos homens morrendo de câncer de próstata”, disse.

A programação do ‘Novembro Azul’ se estende por todo o mês com atividades em vários pontos da cidade e ações intensificadas nas USFs, como palestras sobre os agravos ocasionados pelo câncer de próstata e os prejuízos do consumo de álcool e outras drogas. Serão oferecidos, ainda, serviços como exames de verificação de pressão arterial, testes de glicemia capilar, testes com monoxímetro para fumantes e avaliação Dnutricional.

Cuidado integral – A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Gitana Ivanoska, explicou que o mês de novembro é um período de intensificação à saúde do homem, mas este público deve procurar os serviços durante todo o ano. “O nosso objetivo não é somente a prevenção do câncer de próstata, mas chamar os homens a comparecerem às USFs para a prevenção da saúde como um todo”, disse.

Késsio Brito, coordenador da Saúde do Homem, destaca que é importante o usuário criar um vínculo com as USFs para que sejam feitos os encaminhamentos necessários dentro da promoção à saúde. “Vale ressaltar que as ultrassonografias não apontam apenas para o câncer de próstata, mas para outros tipos de câncer, como o de pênis”, explicou.

Segundo o Ministério da Saúde, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. Vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada, além de maior tendência à obesidade. Eles também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas.

D“É importante que os homens mudem essa conduta, começando a ir ao médico sempre que necessário, passando por consultas e exames, sem tabus. O médico está nos consultórios para ouvir, orientar e cuidar da saúde dos pacientes”, ressaltou Késsio Brito.

Durante a abertura do evento, nesta terça, também foram ofertados à população serviços como corte de cabelo e manicure. Um dos usuários que aproveitou para cuidar da aparência foi o vigilante Fábio Félix. “Acho que todos os homens deveriam cuidar da saúde e o cuidado começa pela higiene pessoal”, comentou.

Confira a programação do Novembro Azul:

Sexta (07)

Ação: Seminário Municipal sobre saúde dos homens GBT

Local: Auditório da OAB (Centro)

Horário: 8h

 

Sábado (08)

Ação: Novembro Azul no Hospital Napoleão Laureano

Local: Ambulatório do hospital

Horário: 8 às 12h e das 14 às 18h

 

Sexta (14)

Evento: Dia ‘D’ de prevenção a Diabetes

Ação: Ação de saúde com trabalhadores da Emlur e ação itinerante no Ponto de Cem Réis.

Horário: 9h às 12h

 

De segunda (17) a sexta (21)

Evento: Semana de mobilização hospitalar sobre Doença Falciforme

Ações: Oficinas e sensibilização com usuários e profissionais sobre a doença falciforme

Locais: Hospital Municipal Valentina e nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais)

Horário: 7h às 12h

 

Quarta (19)

Evento: Ações do Projeto João Pessoa Vida Saudável

Ações: Torneio entre as equipes dos distritos e da Secretaria de Saúde. Atividade voltada aos trabalhadores da saúde como incentivo à prática do exercício físico, da alimentação saudável e do lazer com qualidade de vida.

Local: Ginásio poliesportivo da Universidade Federal da Paraíba

Horário: 7h

 

Sexta (21)

Ações: Verificação de pressão e divulgação de ações de prevenção ao câncer – Prevenção e educação em saúde

Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Vida Nova (AVN)

Local: Mercado Central de João Pessoa

Horário: 8 às 12h