Atividades de promoção à saúde infantil encerram a Semana do Bebê

Por Lilian Pedreira - em 972
Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Oficinas sobre alimentação saudável e leitura, apresentações culturais, espaço de pintura no rosto, circuito de brincadeiras e distribuição de lanches e brindes são algumas das atividades que serão realizadas neste sábado (30), a partir das 7h, no Busto de Tamandaré, no encerramento da Semana do Bebê. Também está previsto a realização de uma mini carreata de bebês.

“Foram muitos frutos positivos nesta semana do bebê. Conseguimos mobilizar três setores da gestão, saúde, educação e assistência, e assim dar visibilidade e potencializar o que já vem sendo feito em João Pessoa. Foram realizadas ações de educação em saúde, aleitamento materno, alimentação complementar, contação de histórias nas creches, alimentação saudável para gestantes, pré-natal, planejamento familiar, saúde mental das gestantes e também ações de prevenção de acidentes e violência contra as crianças. Foi possível focar essas temáticas e chamar a sociedade para cuidar das nossas crianças”, destacou o coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e Nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Edgar Tito Neto.

Além das secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, a Semana do Bebê contou com a parceria da Unimed e do Instituto Camargo Corrêa e o apoio do Unicef.

As ações no Busto de Tamandaré estão sendo organizadas com o apoio do Distrito Sanitário V. “A Semana é importante no fortalecimento políticas públicas voltadas para a promoção de ações de cuidado e prevenção à saúde das crianças e também para realização de ações que estimulam o desenvolvimento infantil”, ressaltou Joyce Lane, diretora do Distrito Sanitário V.

Outras ações – Além das atividades no Busto de Tamandaré, outras ações serão realizadas na Ilha do Bispo, Mangabeira e Costa e Silva.

Na USF Quatro Estações, em Mangabeira, haverá a oficina “Ler também é brincar. A importância do resgate às brincadeiras populares e a alimentação saudável”, das 7h às 10h.

No Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Ilha do Bispo, das 14h às 17h, acontece uma feira de serviços.

Já na Praça Costa e Silva, as crianças poderão se divertir no “Circuito de Brincar”, que acontece das 15h às 17h.

Lei Municipal – A lei municipal 13.018, sancionada no último dia 22 de maio, institui a Semana Bebê, que passa a integrar o calendário oficial de eventos do município de João Pessoa e, que será realizada anualmente, na última semana do mês de maio. Técnicos da SMS enviaram o projeto para frente parlamentar de defesa da criança e do adolescente.

A proposta tem como objetivo contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 à 3 anos; diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce; informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira e primeiríssima infância; e, conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento no município de João Pessoa, no âmbito intersecretarial e interinstitucional.

Frascos para leite materno – Uma das ações da Semana do Bebê foi o incentivo a doação do leite materno. Mas para que o leite possa ser doado é preciso ter o frasco, para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese. Quem tiver frascos desse tipo, pode doá-los nas ações da Semana do Bebê, na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da residência ou no Banco de Leite Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas, em Jaguaribe.

Semana do Bebê – De acordo com a Unicef, nesta edição, 594 municípios aderiram ao movimento e estarão com atividades direcionadas a intensificação do cuidado à saúde da criança.

A iniciativa é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos. A proposta é reunir esforços em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos.

No Brasil, cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.