Atletas da Sedec conquistam 12 medalhas em Torneio de Ginástica Rítmica
Seis atletas da Seleção de Ginástica Rítmica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) conquistaram 12 medalhas no I Torneio de Ginástica Rítmica da Faculdade Maurício de Nassau, realizado neste sábado (26). As meninas integram o projeto ‘Abraçando o Esporte’, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
A competição foi disputada no individual e os jurados observaram critérios como os exercícios obrigatórios e a harmonia entre a execução dos gestos com a música escolhida pelas atletas.
Os destaques da Seleção da Sedec foram Alice Euzébio, com três medalhas, e Jennifer Gomes, com três pódios, que disputaram no Pré-Infantil I. Alice encantou os jurados na ‘mãos livres’, com uma apresentação inspirada na dança do ventre, e com aparelho corda, o que lhe garantiu duas medalhas de prata. Já os gestos graciosos de Jennifer Gomes, durante a apresentação ‘Mãos Livres’, resultaram em duas medalhas de bronze. A terceira medalha de Alice e Jennifer veio com o segundo e terceiro lugar geral, respectivamente, do Pré-Infantil I.
“Gosto demais da ginástica e quero continuar para ser profissional”, revela Alice. A mãe, Jocielma Euzébio, confessou que dá todo apoio a filha e parabenizou a Sedec pelo projeto ‘Abraçando o Esporte’. “É muito gratificante para mim ver minha filha em um projeto tão bonito como esse. Faço todo o esforço para que ela continue e esse sorriso compensa tudo”, disse a dona de casa.
Ainda no Pré-Infantil, nível I, Bianca Nascimento ficou em segundo lugar na modalidade ‘Mãos livres’ e em 5ª na modalidade ‘Aparelho Arco’. A atleta Flaviane Sousa foi a primeira colocada no Arco. Nessa mesma categoria, as duas atletas também conquistaram o segundo e terceiro lugar geral na competição. Por fim, na categoria Juvenil, o segundo lugar ficou com a atleta Bruna Hellen, no ‘Aparelho Arco’.
Outra atleta do projeto que conquistou medalha foi a pequena Maria Clara Franco, de 8 anos, que levou a prata na categoria ‘Pré-Mirim’. Já Larissa Ketlen da Silva ficou em 6º neste mesmo nível. Maria Clara entrou recentemente na seleção e o evento deste sábado foi sua primeira competição.
Para a técnica do projeto, Sonaly Lucena, as alunas do ‘Abraçando o Esporte’ têm demonstrado potencial e habilidade para serem futuras atletas profissionais. “Elas são muito dedicadas e levam a sério as aulas, apesar de serem crianças. Estamos com atletas de nível avançado, principalmente no Pré-Infantil. É muito bom ver tantas meninas sonhando em serem atletas profissionais e elas podem chegar lá”, disse.
Abraçando o Esporte – O projeto oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes da Capital, na faixa etária entre 7 aos 14 anos, nas modalidades ginástica rítmica, ginástica artística, natação e judô. Criado em 2013, a iniciativa tem como objetivo formar atletas de alto rendimento para competições de nível municipal, estadual e nacional, sendo destinado tanto para alunos da rede municipal como para rede privada de ensino. As atividades do projeto são realizadas no complexo desportivo do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.