Aula dá início às atividades dos novos residentes em saúde na rede pública de João Pessoa
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realizou, nesta quarta-feira (6), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), a aula inaugural das novas turmas dos programas de Residência Médica e Multiprofissional. Ao todo, a rede municipal conta com 120 profissionais residentes da área de saúde, sendo 68 selecionados este ano e mais 52 de processos seletivos anteriores.
Os programas de residência em saúde são realizados em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou a importância da interdisciplinaridade nos programas de residência. “O objetivo não é apenas formar os profissionais para atuarem nas especialidades que a cidade necessita, mas também formar profissionais que tenham capacidade de refletir e criticar os processos de trabalho para que possamos dar o melhor à população e ao Sistema Único de Saúde”, afirmou.
Durante a aula inaugural foi apresentada aos residentes a estrutura da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa. As atividades dos profissionais serão desenvolvidas nos territórios da Estratégia de Saúde da Família, hospitais e outros serviços da rede, de acordo com a área de cada programa.
Para a residência médica foram disponibilizadas 43 vagas, distribuídas nas seguintes especialidades: medicina de família e comunidade (20), clínica médica (6), ortopedia e traumatologia (4), neonatologia (3), cirurgia geral (3), programa de pré-requisito em área de cirurgia básica (3), coloproctologia (2) e anestesiologia (2). Já para a residência multiprofissional foram 25 vagas nas áreas de enfermagem (9), farmácia (4), fisioterapia (4), nutrição (4) e psicologia (4).
Rede Escola – As residências médicas, assim como estágios, pesquisas e visitas técnicas na Rede Municipal de Saúde são coordenadas pela Gerência da Educação na Saúde da SMS, através do projeto Rede Escola. O projeto estabelece parcerias na construção e efetivação da aprendizagem pelo trabalho na rede de serviços, favorecendo melhoria da qualidade e humanização do atendimento prestado à população.