Banco de Leite Zilda Arns promove Semana Mundial de Aleitamento Materno

Por Thibério Rodrigues - em 878

O Banco de Leite Zilda Arns vai promover uma série de atividades em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno. A programação tem início nesta quarta-feira (1º) e segue até o dia 7 de agosto no Instituto Cândida Vargas (ICV). Ao longo do mês, as unidades de saúde da família (USF) também realizarão ações educativas de incentivo ao aleitamento materno.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Daniele Maciel, o principal objetivo da ação é reforçar a importância da amamentação e os benefícios do leite materno. “É uma alimentação universal, pois proporciona o equilíbrio do ser humano até o final de sua vida, prevenindo doenças, infecções e a desnutrição, além de contribuir na redução dos índices de mortalidade infantil”.

Com o tema “Amamentação é a base da vida”, a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno no ICV contará com promoção do aleitamento materno nos alojamentos, palestras, rodas de conversa e atividades artísticas para as mães, além de oficinas e cursos para profissionais da maternidade e das unidades de saúde da família.

Doação de leite materno – A ação também incentiva a doação do leite materno. “As mulheres que têm leite excedente podem ser doadoras e estarão contribuindo de forma especial para a amamentação de bebês que precisam do leite materno”, disse a coordenadora do Banco de Leite.

Para as mulheres que querem ser doadoras, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para o telefone 3214 1390 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.

Atualmente, o Banco de Leite conta com aproximadamente 65 doadoras e recebe uma média mensal de 70 litros de leite materno para os bebês prematuros que nascem no ICV. Além do leite materno, o Banco de Leite também incentiva a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.

Agosto Dourado – No dia 12 de abril de 2017 foi sancionada pelo Presidente da República, a lei nº 13.435 que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.