Banda marcial da Sedec conquista vice-campeonato nacional

Por - em 769

A banda marcial da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa trouxe para a Paraíba o título de vice-campeã do Campeonato Nacional de Bandas Marciais. O concurso aconteceu no último final de semana, na cidade de Presidente Prudente, em São Paulo.

O grupo pessoense, único representante do Nordeste, concorreu na categoria sênior e disputou o lugar mais alto do pódio com a cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Além do resultado geral alcançado, a equipe ganhou o primeiro lugar como melhor corpo coreográfico do país, segundo lugar em baliza e terceiro em Mor.

Para o coordenador de banda, música e dança da Sedec, Júlio Ruffo, o resultado obtido mostra na prática que a capital vem se destacando pelo trabalho desenvolvido nas unidades escolares da rede municipal, com o ensino da música, através da banda marcial.

“Fomos muito felizes com o repertório apresentado, com destaque a Suíte Pernambucana de Bolso, do compositor Duda, música escolhida que mostra a cara do nordeste e nos colocou entre as melhores apresentações da categoria. Após a performance, o público e corpo de jurados nos aplaudiu de pé, emoção que contagiou todo o grupo”, enfatizou Ruffo.

Rômulo Albuquerque, coordenador de educação musical da Sedec, foi convidado a participar do júri e ficou surpreso com a receptividade da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), que elogiou todo o grupo pela dedicação e qualidade da banda musicalmente. “Mostramos aos representantes dos mais variados estados do Brasil, que o ensino da música em João Pessoa é referência no desenvolvimento e aprendizado educacional”, afirmou.

História – Criada em agosto de 2009, a banda marcial da Sedec é formada por 76 componentes, sendo 50 no corpo musical, 23 na linha de frente, um no corpo coreográfico, um mor e uma baliza, além do maestro e de 12 integrantes no apoio. O grupo tem a regência, desde sua criação, do bacharel em música Widmark Valério, além do coreógrafo Sérgio Noronha.

Formado por professores e instrutores de música e dança das bandas marciais das escolas municipais, o grupo toca e se apresenta em campeonatos, desfiles cívicos, inaugurações e teatros.

Ensino musical – A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) oferece ensino musical nas 95 escolas e 43 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), desenvolvendo um trabalho educativo e pedagógico.

A capital paraibana é a única do país que tem bandas marciais e oferece educação musical em 100% das escolas municipais. “O ensino melhora muito o desempenho do alunado na escola. Ajuda a disciplinar e a criar uma rotina de estudo. Do ponto de vista estético, abre os horizontes para outras sensibilidades. Enfim, muda o ambiente escolar e promove a integração”, destacou o gestor da Educação, Luiz Sousa Júnior.