Beira Rio e Lagoa reagem bem às fortes chuvas e prefeito determina intensificação de ações preventivas

Por Flávio Asevêdo - em 890

Apesar das fortes chuvas registradas nos últimos dias em João Pessoa, a cidade não registrou ocorrências de deslizamentos de barreiras ou acúmulo de água em pontos históricos de alagamentos e nenhuma família ficou desabrigada, graças aos investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas áreas de risco. Em reunião, na manhã desta quinta-feira (4), com os secretários da Defesa Civil, Noé Estrela, e da Infraestrutura, Cássio Andrade, o prefeito Luciano Cartaxo avaliou positivamente o trabalho preventivo realizado pelaPMJP e determinou a intensificação das ações preventivas que vem sendo realizadas desde dezembro.

O prefeito e a equipe também avaliaram positivamente o trabalho feito na Avenida Beira Rio, com a entrega da primeira etapa da ponte sobre o Rio Jaguaribe, e na Lagoa, que passaram no teste das fortes chuvas e mostraram o bom resultado em dois dos maiores e mais antigos focos de alagamento da cidade. Em apenas 24h, entre terça e quarta-feira, a Capital paraibana registrou 148 mm de chuvas, o equivalente a 52% do que era esperado para todo o mês de maio.

“João Pessoa é uma cidade histórica, a terceira mais antiga do Brasil e tem vários problemas históricos, inclusive relacionados às chuvas, mas que estamos conseguindo resolver com muito trabalho. Os resultados já podem ser vistos, por exemplo, na Beira Rio e na Lagoa, que antes sempre ficavam intransitáveis com tantos alagamentos e agora não registramos nenhum problema. Casos de pessoas que perdiam suas casas e ficavam desabrigadas também são parte do passado de João Pessoa”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Todos os anos, a partir de dezembro, a Prefeitura inicia um trabalho preventivo e corretivo em pontos da cidade que registram maior acúmulo de águas após as chuvas. Este trabalho é contínuo e até este momento estão sendo realizadas limpezas de galerias e desassoreamento de rios e canais. A partir deste trabalho e ações mais estruturantes, a Capital está cada vez mais preparada para o período chuvoso que acontece com mais frequência no primeiro semestre dos anos.

O secretário Cássio Andrade destacou que na Avenida Beira Rio os alagamentos eram frequentes e tornavam as vias intransitáveis na altura da rotatória do Altiplano. Mas o conjunto de ações do governo municipal, que culminaram já com a entrega da primeira etapa da ponte (as obras da segunda etapa já foram iniciadas) permitiu que o fluxo de veículos não fosse prejudicado. “Historicamente os alagamentos interrompiam o trânsito e provocava muitos transtornos, mas após a conclusão da primeira etapa, não houve nenhum prejuízo à mobilidade”, declarou.

No Parque da Lagoa, a construção de um túnel de escoamento para as águas da Lagoa até o Rio Sanhauá também contribuiu para que não houvesse alagamento nestes dias chuvosos. “Essa obra foi adiada por muitas décadas pelo poder público, mas nós assumimos o compromisso de fazer e agora podemos ver o quanto ela está sendo útil para o Parque da Lagoa e para o Centro da cidade”, disse Luciano. Assim como também na Avenida Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários, onde as obras de ampliação do sistema de drenagem pluvial, nas proximidades do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Equilíbrio do Ser, estão 90% concluídas e os alagamentos já não foram registrados.

Na área habitacional, foi realizado um trabalho para retirar mais de 3 mil famílias de áreas de risco, oferecendo moradia de qualidade, e a Defesa Civil continua monitorando estas áreas. São realizados trabalhos como a retirada de lixo, da vegetação, poda de árvores e fazendo aprofundamento de calhas dos rios, para que as águas escoem, com isso reduzindo as ocorrências de deslizamentos de barreira e famílias desabrigadas.

Mais trabalho – O secretário da Defesa Civil, Noé Estrela destacou que os problemas pontuais detectados nesta semana durante as chuvas ocorreram em locais que não apresentavam problemas nos anos anteriores. “Técnicos da Prefeitura já estão avaliando estas ocorrências para tomar as medidas corretivas”, disse. Entre estes pontos, ele destacou o Conjunto Vieira Diniz, o Conjunto Esplanada e uma região que compreende os bairros de Água Fria e Geisel. Outro ponto importante da cidade que terá os efeitos das chuvas minimizados é a área em frente à CBTU, onde a prefeitura vai iniciar um trabalho de ampliação da drenagem.