Cadastramento de alunos novatos da EJA termina nesta terça-feira

Por Alexandre Quintans - em 1444

Os diretores de 61 escolas da Rede Municipal de Ensino da Capital, que atendem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), têm até está terça-feira (30) para acessar o site simec.mec.gov.br e cadastrar os estudantes novatos atendidos pela modalidade na rede, como alunos do Quilombola, egressos do Brasil Alfabetizado, que cumprem medida sócioeducativa, dentre outros que não estão cadastrados no Censo de 2016. Eles atendem a um público prioritário no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) do Governo Federal.

Esse público prioritário está dentro de um resolução do Ministério da Educação (MEC) de número 05 de 31 de março de 2017 que é uma revisão da resolução 048/2012.

Dentro dos itens que podem ser utilizados com esse recurso estão alimentação, transporte, material didático, formação de professores, contratação de professores, tudo isso visando a melhoria da oferta e da qualidade da EJA em João Pessoa.

“Estamos apostando que essa resolução vai trazer recursos positivos e significativos para aumentar a nossa qualidade e quantidade de alunos matriculados na EJA. Com isso a gente tenta alcançar mais uma ação do Plano Municipal de Educação (PME), no que diz respeito à erradicação do analfabetismo. Ficamos na expectativa de que essa resolução venha justamente para nos ajudar a diminuir esse índice e aumentar a escolarização do povo pessoense que não teve  a oportunidade de estudar”, explicou o coordenador da EJA da Secretaria de Educação de João Pessoa, Adriano Soares da Silva.