Café da manhã e música encerram atividades da Semana da Pessoa com Deficiência

Por - em 866

acesso_cidadao_fotoadrianofranco (3)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), encerrou, neste sábado (24), as atividades em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento ocorreu na praia do Cabo Branco em parceria com o Projeto “Acesso Cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura”.

Durante a solenidade foi oferecido uma mesa de café da manhã ao som da Banda Acredite, do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda. Além disso, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o município de Cruz do Espírito Santo e o Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD) marcaram presença na festividade.

Segundo Wellington Fernandes, 37 anos, do Centro Helena Holanda, a alegria foi um dos principais participantes do evento. “Participo do Centro Helena Holanda, gosto muito do grupo. Hoje estou muito feliz por fazer parte dessa festa”, afirmou.

acesso_cidadao_fotoadrianofranco (7)Para a presidenta do Centro de Atividades Especiais, Helena Holanda, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma forma de despertar a sociedade para a inclusão social e de tentar acabar com as resistências por parte da população.

Para o presidente da AC Social, Genilson Machado, o evento simboliza a alma de uma grande realização que está sendo construída na política pública para pessoas com deficiência.  “Sei que a construção de hábito leva tempo. Mas acredito que iremos ocupar nosso espaço na sociedade enquanto cidadão”, afirmou.

Lei – Foi por meio de um Projeto de Lei nº 5090/2013 que ficou instituído que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla passa ser comemorada de 21 a 28 de agosto.

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla simboliza a luta contra o preconceito, na busca de romper paradigmas e conscientizar a sociedade sobre as capacidades e contribuições das pessoas com deficiência. As comemorações devem servir para alertar a população quanto à necessidade de políticas públicas e de organização social para promover a inclusão social.acesso_cidadao_fotoadrianofranco (9)

Vale ressaltar que o objetivo principal da comemoração é assegurar um amplo espaço para discussão e visibilidade das questões que envolvam a temática da pessoa com deficiência intelectual e múltipa, em consonância com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no sentido de promover a inclusão e combater o preconceito e a discriminação.

A transformação da Semana em lei contribui para a participação da sociedade no movimento em prol da inclusão das pessoas com deficiência, para a eliminação das desvantagens, para o combate à discriminação e para o reconhecimento das potencialidades das pessoas com deficiência, favorecendo momentos de reflexão a respeito da questão.