Cais Cristo encerra atividades em alusão ao Outubro Rosa

Por - em 465

Thibério RodriguesFOTOIvomar Gomes Pereira. Cais Cristo Outubro Rosa (27)

O Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo encerrou nesta quinta-feira (29) as atividades de prevenção e promoção à saúde da mulher em alusão à campanha Outubro Rosa em combate ao câncer de mama. A programação aconteceu durante toda a semana com palestras e rodas de conversa com usuários e funcionários do serviço.

O encerramento do evento foi marcado por uma palestra sobre o câncer de mama, abordando a importância do diagnóstico precoce por meio da mamografia, o autoexame, o tratamento e o cuidado constante com a saúde. A atividade foi ministrada por uma das enfermeiras do serviço, Aline Sampaio, que esclareceu dúvidas dos usuários.

De acordo com a diretora multiprofissional do Cais Cristo, Eliane Araújo, além do câncer de mama, as atividades desenvolvidas durante a semana também abordaram outros tipos de câncer como de útero e de ovário, que também exigem uma atenção maior do público feminino.

“É preciso lembrar às mulheres que elas não devem se delimitar apenas ao câncer de mama. Não devemos pensar apenas na mamografia, mas também no exame citológico para o útero e o ovário. Por isso, não só no mês de outubro, mas durante o ano estamos fazendo esse contato com os usuários na sala de espera, alertando e incentivando para que cuidem de sua saúde”, afirmou.

Câncer de mama É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. As mulheres com mais de 40 anos de idade devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o exame clínico das mamas por um médico ou enfermeiro. Já a mulher com idade entre 50 a 69 anos deve realizar uma mamografia a cada dois anos.

Surdos – Dentro do evento, a quarta-feira (28) foi reservada para os surdos, com a apresentação do coral Mãos Que Iluminam, formado por profissionais e usuários do Cais Cristo. A programação ainda contou com depoimentos de surdos contando sobre sua vivência numa comunidade em que poucas pessoas compreendem sua forma de expressão.

Cais Cristo – O Centro funciona na Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n – Cristo e realiza atendimentos de urgência, atenção básica para usuários de área descoberta, distribuição de medicamentos, fisioterapia, especialidades médicas e odontológicas. Para pronto atendimento a unidade funciona todos os dias, inclusive final de semana, das 7 às 18h. Para os atendimentos da atenção básica e especializada, os serviços funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 19h.