Cais Cristo oferece atendimento à população nos fins de semana e feriados

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Luis Sousa

Sentir algum tipo de dor ou passar mal é ruim a qualquer momento. Mas se isso acontece no fim de semana, além do mal estar, vem logo a dúvida: para onde eu vou? Preocupada em atender às necessidades da população, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém o Pronto Atendimento no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo. O serviço funciona, de domingo a domingo, das 7h às 18h, na Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n, Cristo Redentor.

O Cais Cristo é um centro de média complexidade, que oferta serviços de atenção básica, atenção especializada (médica e odontológica) e urgência. “O pronto atendimento do nosso serviço funciona como urgência de baixa e média complexidade, ou seja, em casos de diarreias, febre, vômito, pico hipertensivo, diabetes descompensado, dores abdominais, dores lombares, e até casos de suspeita de acidente vascular cerebral (AVC)”, explicou Edilza Raulino, diretora administrativa.

A unidade também é referência em pé-diabético e úlceras varicosas, que são lesões que ocorrem geralmente nas pernas e pés e são procedimentos que precisam de maiores cuidados. É importante que ao se dirigir ao Cais, ou qualquer outro serviço de saúde da Rede Municipal de Saúde, o usuário esteja com o Cartão SUS, documento de identificação e um comprovante de residência com CEP.

“Moro no bairro do Rangel e pra mim é muito bom poder ter esse atendimento perto de casa, sempre que eu preciso. Já tive que vir ao médico algumas vezes no sábado ou no domingo e todas às vezes fui muito bem atendida e melhorei rápido”, relatou a dona de casa Tereza Maria Xavier, de 68 anos.

Já o assistente administrativo Júlio César, de 29 anos, ficou sabendo que poderia ser atendido pelo pronto atendimento do Cais Cristo, através de uma amiga de trabalho. “Senti uma forte dor de cabeça e muita tontura. Quando minha amiga percebeu que eu não estava passando bem me trouxe pra cá. Fui atendido rapidamente e descobri que minha pressão estava alta. Sempre passava aqui na frente, mas não sabia que atendia urgência. E já me informaram que tem até urgência odontológica”, concluiu.

“Nós temos no nosso pronto atendimento, que é de urgência e emergência, uma sala específica para curativos, sala de procedimentos, onde é possível até a realização de pequenas cirurgias; sala de medicação rápida, conhecida como sala verde, onde o paciente chega pra tomar uma injeção, soro ou ficar de observação por alguns minutos. É uma sala bastante aconchegante, com cadeira do papai e o paciente fica bastante a vontade. Também temos as observações feminina, masculina e pediátrica, cada uma com pelo menos três leitos cada, além dos diversos consultórios e outras salas. É uma estrutura bem completa”, destacou a diretora multiprofissional do Cais Cristo, Eliane Coutinho.

Classificação de Risco – O Pronto Atendimento do Cais Cristo trabalha com a classificação de risco para urgências e emergências. A equipe de enfermagem faz a avaliação do usuário assim que ele chega à unidade e o encaminha para atendimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, a classificação de risco ocorre nos seguintes níveis:

Vermelho: prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato.

Amarelo: prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível.

Verde: prioridade 2 – prioridade não urgente.

Azul: prioridade 3 – consultas de baixa complexidade – atendimento de acordo com o horário de chegada.