Caisi comemora oito anos com 10 mil idosos em atendimento regularmente

Por - em 993

Luís Sousa

Ivomar Gomes Pereira. O  8 Ano do CAISI (32)Apresentações culturais, música e palestras marcaram as comemorações dos oito anos de funcionamento do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), na tarde desta sexta-feira (02). Dezenas de idosos participaram das atividades que aconteceram na sede do Centro, que funciona anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel, bairro de Tambiá.

O Caisi oferece atendimentos ambulatoriais nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia, entre outras, além de grupos operativos, que estimulam e incentivam os participantes a convivência e recreação em grupo.

“Atualmente, o nosso cadastro tem mais de quinze mil idosos, sendo que dez mil deles são atendidos regularmente. Para ter acesso aos serviços ambulatoriais, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, para que seja encaminhado. Já para os grupos e diversos outros atendimentos, como nutricionista, psicólogo, fisioterapia, assistência farmacêutica, o idoso pode procurar diretamente a unidade”, explicou a diretora do Caisi, Maria José Carneiro.

Um dos idosos atendido pelo serviço é Flávio Oliveira, de 67 anos. Ele, que já morou em diversas cidades do Brasil, elogia o atendimento recebido em João Pessoa. “Sou natural do Ceará, vim pra cá em 1963, mas vivi em São Paulo e até em outros países como a Argentina e o Paraguai, antes de voltar pra Paraíba. Aqui foi o melhor atendimento que já recebi. Há três meses tive alguns problemas de saúde e a médica da Unidade de Saúde de Família de Mangabeira me encaminhou pra cá. Estou sendo acompanhado pela psiquiatra e ainda trouxe minha esposa, para junto comigo, fazer parte de alguns grupos. O atendimento aqui é muito bom. Só tenho a agradecer”, relatou.

Ivomar Gomes Pereira. O  8 Ano do CAISI (38)A Saúde do Idoso é uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que conta com uma área técnica exclusiva para planejar o atendimento para este público na Capital. A área técnica é coordenada por Irene Delgado, que foi a primeira diretora do Caisi e hoje comemora o sucesso do serviço. “Sinto-me realizada. É uma semente que foi plantada e um sonho realizado. O Caisi é pioneiro no Nordeste, nesse sistema de ambulatório especializado no atendimento do idoso. Essa atenção integral favoreceu muito o idoso da nossa cidade”, enfatizou a coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso, da SMS.

Saúde do Idoso – Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 186 equipes de Saúde da Família (ESF), quatro Unidades Básica de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese realizado pelo Cais Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.

São oferecidas ainda atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e dos grupos de convivência, por meio das equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.

Idosos – Atualmente em João Pessoa a população de idosos cadastrada nas Unidades de Saúde da Família já chega a 84.648 habitantes. O Estatuto do Idoso destaca que uma pessoa é considerada idosa, e passa a ter acesso aos direitos assegurados, a partir dos 60 anos.

No início do século passado, a expectativa de vida da população era de 33 anos. Nos dias atuais, essa expectativa saltou para 74,9 anos aqui na Paraíba.