Caisi presta assistência integral à saúde do idoso com 12 mil usuários cadastrados
Um Centro para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. Esse é o Caisi, o Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso, um serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que há 10 anos garante uma assistência integral à saúde da população idosa, garantindo o cumprimento do Estatuto do Idoso.
No Centro são oferecidos atendimentos ambulatoriais nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia, entre outras, como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência farmacêutica, assistência social, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, curativos biológicos, citológicos e odontologia. Além de grupos operativos, que estimulam e incentivam os participantes a convivência e recreação em grupo.
“Ter um Centro que atende exclusivamente à população idosa é uma forma de valorização, atenção, cuidado e respeito com os que tanto já contribuíram com a sociedade. Tratar bem os idosos é respeitar e construir um futuro melhor”, comenta a coordenadora do Caisi, Maria José Carneiro.
Atualmente, o Caisi possui mais de 12.000 idosos cadastrados no serviço, sendo atendidos mais de 2.500 idosos, por mês. Desde o começo de 2017, o Centro já realizou mais de 27.000 atendimentos. Para prestar uma assistência integral mais de 60 profissionais de diversas áreas da saúde atuam no serviço.
Um dos beneficiados pelo serviço do Caisi é Helen Delmiro da Silva, 77 anos, que é atendida pelo Centro há 10 anos. “Comecei a ser atendida no serviço quando foi inaugurado e permaneço até hoje. É muito bom e prático encontrar vários serviços dentro de um só, o tipo de médico que eu precisar encontro aqui o que é ótimo”, comenta a costureira aposentada.
Para ter acesso aos serviços ambulatoriais, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, para que seja encaminhado. Já para os grupos e diversos outros atendimentos, como nutricionista, psicólogo, fisioterapia, assistência farmacêutica, o idoso pode procurar diretamente a unidade.
Saúde do Idoso – Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 195 equipes de Saúde da Família (ESF), Unidades Básica de Saúde (UBS), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar.
São oferecidas ainda atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e dos grupos de convivência, por meio das equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.
Direito a saúde – “É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.” Art 15, Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003.
Salvar
Salvar