Campanha de vacinação animal supera expectativas e segue até dia 25

Por - em 489

FotoMazinhoGomesVacinaçãoAnimal (71)No sábado passado (28), dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica 2013, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou 53.509 cães e gatos domésticos em João Pessoa. A campanha continuará durante o mês de outubro, até o dia 25, em postos itinerantes. Para quem perder mais essa oportunidade, basta levar o animal ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde a vacinação é oferecida diariamente.

No sábado, 600 profissionais da rede municipal de Saúde trabalharam em 200 postos de vacinação espalhados pela cidade. “Este ano, já imunizamos cerca de 58 mil animais contra a raiva. Continuaremos a campanha para que a secretaria atinja a meta do Ministério da Saúde, que é de vacinar 80% da população canina e felina da cidade, ou 65 mil animais”, disse Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental da SMS.

Conforme Nilton, todos os cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados, incluindo os que estão gestantes, já que não existe contraindicação. Cães devem ser levados aos postos de vacinação por pessoas adultas, com guia e coleira. Já os gatos podem ser levados em sacos de ráfia (cebola).

Campanha – Foram disponibilizadas 110 mil doses da vacina antirrábica em João Pessoa. No sábado passado, a SMS contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militares, Bombeiros Civis, Polícia Militar, alunos de veterinária e de biologia da UEPB, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), entidades de proteção animal (ONGs) e protetores independentes para a realização da campanha.

O último caso de raiva canina registrada em João Pessoa aconteceu em 2007. “Para que a raiva urbana seja erradicada do nosso município, é necessário manter boas coberturas vacinais. Para isso, precisamos da colaboração de toda a população”, alertou Nilton.

Raiva animal – A raiva animal é causada por um vírus que ataca diversos animais, inclusive o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam a óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

Quando uma pessoa é agredida por um animal, é importante lavar bem a ferida com bastante água e sabão (amarelo) e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. A recomendação é não matar o animal e pedir orientação no CCZ.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – Avenida Walfredo Macêdo Brandão, 100, Jardim Cidade Universitária (conhecida como a avenida principal dos Bancários).

Horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Telefones: 3218-9357 ou 3214-3459