Cândida Vargas encerra a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Por - em 508

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira (8) o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, no auditório do Instituto Cândida Vargas. O encerramento do evento, que aconteceu entre os dias 1º e 8 deste mês e contou com apresentações culturais e homenagens às doadoras do Banco de Leite Humano, teve a participação da primeira-dama do município, Maísa Cartaxo.

Segundo a diretora-Geral da instituição, Ana de Lourdes Vieira Fernandes, o objetivo da ação foi conscientizar a população e os profissionais de saúde no sentido de incentivar, promover e apoiar a amamentação, o que diminui os índices de mortalidade neonatal e infantil e contribui para garantir uma alimentação saudável à criança.

“Mais que alimentar bebês, o leite materno age como um medicamento poderoso, capaz de suprir o organismo desses recém nascidos com altas doses de energia, proteína e gordura, por isso a amamentação é indicada com exclusividade até os seis meses de vida do bebê”, destacou Ana de Lourdes.

Durante esse período, houve uma programação local destinada aos profissionais. “Eles precisam saber como incentivar as mães a amamentar”, disse Raquel Torres, responsável pelo Banco de Leite Zilda Arns no ICV. Segundo ela, as atividades englobaram momentos com grupos de gestantes, promovidos pela equipe da fisioterapia, e rodas de conversa com profissionais que trabalham nos alojamentos conjuntos e a equipe que trabalha no Alojamento Canguru.

A primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo reafirmou seu compromisso com o Instituto como mãe e cidadã, além de acolher as reivindicações das mães e profissionais presentes. “Trago a experiência de hábitos saudáveis desde a amamentação. Essa postura vem sendo reproduzida pelos meus filhos”, afirmou.

Maísa Cartaxo disse ainda que pretende sugerir ao prefeito que promova políticas públicas de fortalecimento para o banco de leite, além de outras que intervenham em favor da Cândida Vargas.

Banco de Leite – O Banco de Leite Humano (BLH) incentiva o aleitamento e a doação de leite materno através de iniciativas junto às mães e profissionais de saúde com informações sobre os benefícios do aleitamento; ajudar as mães com dificuldades de amamentar; incentivar o alojamento conjunto na maternidade para mães e recém-nascidos; não oferecer mamadeiras e chupetas.

Em João Pessoa, o Banco de Leite Humano Dra. Zilda Arns está situado no ICV e, em média, consome dois litros e meio de leite humano pasteurizado por dia, além de estimular as mães que estão internas na instituição a doarem. O público alvo são os recém-nascidos prematuros, de baixo peso e que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva, Unidades de Cuidados Intermediários, Método Canguru e Alojamentos Conjuntos com razão médica aceitável.