Candidatos a conselheiros tutelares têm até a próxima sexta para entrar com recurso

Por - em 500

Nayanne Nóbrega

Os candidatos ao cargo de conselheiros tutelares da cidade de João Pessoa têm até a próxima sexta-feira (14) para entrarem com recurso. Os interessados devem comparecer no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA), das 8h às 18h, na Avenida Dom Pedro I, no Centro, da Capital.

No final do mês passado, 95 candidatos passaram por uma avaliação escrita, desses, 47 foram aprovados. Após o período de recursos, o resultado final sairá no próximo dia 25. A prova teve caráter eliminatório, ou seja, quem obteve nota inferior a 6 não se classificou para a eleição que acontecerá no dia 04 de outubro. A eleição acontecerá simultaneamente em todo o país. O mandato tem duração de quatro anos.

O presidente da comissão eleitoral, Sandro Gomes, explicou que a prova teve como objetivo avaliar o conhecimento dos candidatos sobre a estrutura da rede de proteção à criança. Além dos conhecimentos exigidos na avaliação, era obrigatório ter nível médio e experiência em algum tipo de trabalho envolvendo crianças e adolescentes.

A elaboração, aplicação e correção da prova ficaram a cargo do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Antes da prova, os candidatos passaram por um curso de capacitação oferecido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA).

Atribuições – Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e do poder público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.