Candidatos aos Conselhos Tutelares passam por formação antes de processo eleitoral

Por - em 491

Fátima Sousa

 

As atribuições e competências do Conselho Tutelar e a atuação e compromisso do profissional no exercício da função foram focos das discussões no Curso de Formação e Capacitação para Candidatos a Conselheiros Tutelares de João Pessoa 2015. O curso obrigatório, realizado durante dois dias, foi encerrado nesta quinta-feira (16) no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.sedes_capacitação_conselhotutelar_foto_gilbertofirmino (12)

Sob a coordenação dos facilitadores Lorenzzo Delaine, da Rede de Proteção Margarida (Remar), e da conselheira Valéria de Fátima Simões, do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Ong Casa Pequeno Davi, cerca de noventa candidatos ouviam atentos explicações sobre a importância da atuação do conselheiro tutelar, o trabalho em rede e o sistema de garantia de direitos desenvolvido em João Pessoa.

“O conselheiro tutelar deve ser uma pessoa vocacionada, comprometida e disponível para cumprir seu papel com responsabilidade”, afirmou Lorenzzo Delaine, que atua na área de proteção da criança e do adolescente.

À tarde, as discussões foram centradas na Lei de Diretrizes para a formulação da Política Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente, com os facilitadores Maria de Fátima Medeiros de Aquino (UFPB) e Paulo Galvão Junior. A mesa teve a coordenação de Sandro Gomes da Silva, presidente da Comissão do Processo Eleitoral 2015.sedes_capacitação_conselhotutelar_foto_gilbertofirmino (46)

Fortalecimento – A psicóloga Edileuza Aragão, candidata pela Região Cristo, considerou o curso muito importante para ampliar o conhecimento de quem almeja ser um conselheiro tutelar. “Essas informações nos enriquecem em relação a administrar e atuar com conhecimento e responsabilidade na garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, disse.

Qualificação para a prova – Sandro Gomes informou que o curso é uma preparação e condição para a prova que irá ser realizada no próximo mês de agosto, no dia ainda a ser definido.

“A prova antecede às eleições, que serão realizadas no dia 4 de outubro. Nossa preocupação é qualificar o candidato para que ele exerça a função com conhecimento e determinação”, afirmou o presidente da Comissão do Processo Eleitoral 2015.