Capacitação de artesãs com o estilista Ronaldo Fraga é encerrada na Estação das Artes

Por - em 415

encerramento_oficina_jpaartesao_foto_manoelmartiliano (56)Após quatro dias, chegou ao fim, neste domingo (23), no curso de capacitação voltado exclusivamente para as artesãs de João Pessoa que trabalham com biojoais ministrado pelo estilista Ronaldo Fraga. Foram beneficiadas com o curso 43 artesãs do projeto ‘Mulheres Mil’ do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o Sebrae. O encerramento ocorreu na Estação das Artes, no Altiplano.

A primeira-dama e coordenadora do projeto João Pessoa Artesã, Maísa Cartaxo, destacou que a presença do estilista vai trazer mais autoestima e qualificação para as artesãs. “Foi construída uma coleção belíssima e elas têm vários deveres para dar continuidade. Nosso objetivo foi alcançado porque nos vemos essas mulheres com a autoestima elevada, querendo correr atrás das coisas que querem. Nós, realmente, queremos transformar a vida dessas mulheres”, destacou.

jpaartesao_ronaldofraga__foto_gilbertofirminoA primeira etapa do projeto foi o curso de aprendizagem. Com a vinda de Ronaldo Fraga, as artesãs passaram por oficinas de nivelamento e produção, em que irão estudar a iconografia e a história da Praia da Pena, além das questões religiosas presente no local. Este curso de capacitação é uma forma de inspirar a produção e fomentar o turismo da região. A PMJP, por meio da Estação da Moda, cedeu instrutor e maquinário para a realização do curso.

O estilista Ronaldo Fraga disse que foram dias de atividades que deverão somar ao desenvolvimento das participantes. “Desenvolvo projetos há algum tempo com emprego e renda com reafirmação cultural e essa reafirmação é que gera autoestima. Foi maravilhoso participar e realmente espero que esse grupo tenha continuidade e voe. O meu papel aqui foi de estimular para que elas se desenvolvam ainda mais e tenham a autoestima necessária para desenvolver esse projeto”, declarou.

Projeto – O curso do ‘Mulheres Mil’ do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) teve duração de três meses, iniciado em 15 de julho e concluído em 15 de outubro deste ano. A capacitação foi destinada às moradoras do bairro da Penha, Jacarapé e comunidades adjacentes. No entanto, a PMJP pretende expandir o projeto para outros bairros.