Capital fará parte da primeira experiência de interatividade na TV brasileira

Por - em 505

Beneficiários do Programa Bolsa Família da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) poderão acessar em suas residências, a primeira exibição de vídeos interativos com informações de programas sociais do Governo Federal. A iniciativa, que começa a partir da tarde desta sexta-feira (14) faz parte de uma parceria entre a PMJP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), a Universidade Federal da Paraíba, via o Núcleo Lavid (TV UFPB) e a TV Câmara. A solenidade de inauguração do primeiro teste de interatividade ocorrerá nesta sexta-feira e será transmitido em três bairros da Capital: Mandacarú, Cristo Redentor e Colinas do Sul.

O teste piloto irá integrar, inicialmente, 100 famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. A mestre em TV digital da UFPB, Madrilena Feitosa, que coordena os trabalhos, explica que os vídeos irão permitir ao telespectador fazer escolhas enquanto são transmitidos. Os vídeos foram produzidos pelo Núcleo Lavid da UFPB e Banco do Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Católica de Brasília (UCB), a TV Câmara Federal e a sua afiliada local, além de outros parceiros.

Segundo a professora, um grande diferencial dessa proposta, que projeta a Paraíba no plano nacional, é que se trata da primeira experiência de interatividade na TV aberta e pública brasileira, que oferece ao cidadão um canal de serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma espécie de canal extra, através do qual os programas-piloto interativos serão exibidos. “Trata-se de um projeto de nível nacional, que pretende ampliar e fortalecer o sistema público de comunicação e radiodifusão do Brasil para universalizar o acesso da população a uma programação diferenciada e interativa”, destaca.

O canal interativo serviços da EBC, com transmissão digital, será disponibilizado para 100 famílias dos bairros de Mandacaru, Cristo e Colinas do Sul, inscritas no Bolsa Família, programa do Ministério do Desenvolvimento Social. Nesse canal, serão exibidos apenas para esse público-alvo, vídeos interativos, por um período de três meses. Durante a execução do projeto, os parceiros envolvidos vão testar o potencial que essas famílias têm de interagir com os novos recursos proporcionados pela tecnologia digital, avaliando também aspectos da transmissão digital e outras funcionalidades do sistema.

Produção – O projeto piloto de interatividade está sendo coordenado pelo superintendente de Suporte da EBC, André Barbosa. Na TV UFPB, a produção recebe a supervisão da diretora do Núcleo de Produção, Comunicação e Artes, professora Sandra Moura. No âmbito do Núcleo Lavid, o desenvolvimento das aplicações interativas esteve sob a coordenação do professor e coordenador do Núcleo, Guido Lemos, e da jornalista e mestre em TV digital, Kellyanne Alves.  Na UFSC, o projeto esteve sob a coordenação do professor Fernando Crocomo, e na UCB, do professor Alexandre Kieling.

Parceria – A Secretaria de Desenvolvimento Social da PMJP tem sido parceiro nesse projeto, mobilizando a equipe de psicólogas e assistentes sociais para apoiarem a viabilização do projeto  na Capital. “Queremos aumentar a vigilância social dentro dos territórios de cobertura dos serviços assistenciais para agilizar os processos internos de integração com toda a rede de proteção social para as famílias  vulneráveis terem oportunidades de acessar mais benefícios alcançando autonomia e dignidade”, destacou o secretário da Sedes, Antonio Jácome.

Cada uma das 100 famílias vai receber um equipamento chamado set-top box, que, acoplado à TV de cada cidadão participante, vai permitir uma experiência de interatividade, todas as vezes que ele, através do controle remoto, entrar na Canal de Serviços da EBC e escolher assistir os programas interativos que foram produzidos pela rede de parceiros”. Enquanto assiste aos vídeos o usuário terá a opção de interagir, escolhendo se deseja saber informações atualizadas sobre vagas de emprego em João Pessoa, cursos de capacitação e como obter documentos”, informa a professora Madrilena. Também ficará à disposição do cidadão serviços de saúde e benefícios como aposentadoria, Programa Bolsa família e Brasil Carinhoso.