Caps realiza bloco de carnaval com usuários e comunidade

Por - em 1089

Rebeka Paivafoto.Ivomar Gomes Pereira (16)

Entrando no clima do Folia de Rua e do Carnaval, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Caminhar desfilaram no bloco carnavalesco Loucos pela Folia. O bloco, idealizado pela direção do Centro, desfilou pelo segundo ano pelas ruas do Jardim Cidade Universitária na manhã desta quarta-feira de fogo (3).

De acordo com a diretora do Caps Caminhar, Jaidete Alves, o bloco é uma das atividades que faz parte da política de reinserção social dos usuários do Centro. “Além de um momento de descontração e diversão, é também um momento de reinserção social dos nossos usuários, integrando-os com a comunidade. No nosso bloco desfilam não apenas os usuários, mas também nossos profissionais e a comunidade no geral”, explica Jaidete.

As atividades carnavalescas dos Centros de Atenção Psicossocial continuam nesta sexta-feira (5). Os usuários do Caps AD III David Capistrano desfilam no Caps Folia, a partir das 9h, pelas ruas do bairro Rangel. O Caps Folia deste ano traz o tema Urso da Paz David Capistrano.

Saúde Mental – Na Capital, são disponibilizados quatro centros de atendimento psicossocial, uma unidade de acolhimento infantil e duas residências terapêuticas, além do Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm) e dos leitos em hospitais gerais que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e funcionam de acordo com a Política Nacional de Saúde Mental.

O Caps Caminhar atende e trata os portadores de transtornos mentais graves ofertando tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares. Atualmente, são 460 usuários ativos sendo atendidos diariamente 60 pacientes. Na unidade, que possui seis leitos de observação, são cadastradas mais de 1660 pessoas.

O Caps Caminhar está localizado na Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária, e o telefone para contato é o 3218-7008.