Cecaf comercializa 700 mãos de milho nesta quarta e quinta-feira

Por - em 1140

Mônica Melo e Michelly Pedrosa

Festa do Milho_Cecaf_RafaelPassos (11)Para quem ainda não comprou o milho para o São João uma boa opção é ir ao Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf ) nesta quarta e quinta-feira (22 e 23). No local, acontece o I Festival do Milho que reúne agricultores de assentamentos, da agricultura familiar e de cooperativas, oferecendo artesanato e comidas típicas. O evento tem como objetivo ampliar a comercialização da agricultura familiar e movimentar o espaço onde funciona semanalmente a Feira do Agricultor Familiar.

De acordo com a coordenadora do Cecaf, Regiany Gonçalves, 38 agricultores e 40 artesãos participam do Festival. No local estão sendo ofertadas 700 mãos de milho (cada mão contém 52 espigas).  A mão de milho está sendo comercializada a preços entre R$ 25 e R$ 30 no local. A dona de casa, Conceição Pereira, mora no José Américo e também veio conferir o evento. “Essa iniciativa da Prefeitura, de fazer um Festival do Milho, foi ótima para nós que moramos aqui no bairro, ainda mais porque os preços são bastante acessíveis, além de podermos confiar na qualidade dos produtos”, contou.

Festa do Milho_Cecaf_RafaelPassos (13)No local, foram montadas tendas com produtos artesanais que serão expostos para a venda. A Cecaf também ganhou uma nova decoração para a data com bandeirolas, balões e muita música. Na programação desta quarta, o Festival vai contar com apresentação do coral de idosos do IPM na parte da manhã e a tarde acontece o Arraiá da Cecaf com um trio pé de serra. O evento é gratuito e aberto para a população.

Já nesta quinta-feira, a tradicional feira da agricultura familiar também acontece paralelamente ao Festival do Milho, a partir das 5h da manhã. Além disso, haverá apresentação de um grupo de xaxado e uma banda deve animar o Festival. O evento deve se estender até as 16h.

“Nós queremos realizar um Festival para a população conhecer melhor o espaço e aproveitá-lo de outras formas. Além disso, o Festival vai intensificar as vendas neste período e aqui as pessoas vão poder encontrar tudo que precisam para comemorar os festejos juninos”, destacou a coordenadora da Cecaf, Rogeany Ferreira.

Festa do Milho_Cecaf_RafaelPassos (22)O I Festival do Milho da Cecaf está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e os Territórios da Cidadania.

O Cecaf é um local destinado à comercialização de produtos produzidos por agricultores familiares e administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em gestão compartilhada com os agricultores. Todas as quintas-feiras, das 6h às 13h, ocorre uma feira no local, durante a qual esses produtos são comercializados.

Em funcionamento desde o ano passado, a Cecaf já vendeu aproximadamente mil toneladas de alimentos. São diversos produtos como frutas, verduras, raízes, aves, peixes e grãos produzidos e comercializados por agricultores familiares.

Todas as quintas – A Feira do Agricultor Familiar funciona todas as quintas-feiras, das 6h às 13h, na Cecaf, que fica localizada na avenida Hilton Souto Maior, no José Américo. A população pode encontrar produtos como raízes, hortaliças, frutas e legumes a preços mais acessíveis. Todos os alimentos comercializados no local são produzidos por agricultores familiares. Na Cecaf, também é possível encontrar produtos orgânicos e agroecológicos. Além disso, o espaço dispõe de lanchonetes especializadas em frutos do mar e comidas regionais. A Central fica na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro do José Américo.