Cecaf comercializa duas toneladas de peixe e dobra vendas durante Semana Santa
A III Semana do Pescado da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro José Américo, bateu recorde de vendas este ano. Ao todo foram dois mil peixes e cerca de 250 quilos de camarão vendidos entre os dias 27 e 29 de março. O número representa mais que o dobro da quantidade comercializada no ano passado. A Cecaf é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e conta hoje com 134 agricultores familiares e pescadores de 28 municípios.
O projeto, pensado para impulsionar as vendas dos pescadores no período da Semana Santa, superou os números de 2017, onde foi constatada a comercialização de 900kg de pescado. Participaram desta edição pescadores de Baía da Traíção, responsável pela venda de 1.500kg de peixe, e de Cabedelo, através da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Renascer e da Cooperativa de Técnicos e Pesca (Cotep), que comercializaram cerca de 500kg .
Para a coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves, um dos sucessos da edição deste ano foi o projeto ‘Sabores do Mar’, que reuniu o melhor da gastronomia marítima a preços mais acessíveis, além do valor dos peixes. “Foi possível encontrar peixes a partir de R$13,00 e muita gente que veio pela qualidade e pelos preços do pescado acabou se surpreendendo com as delícias dos restaurantes, como o risoto de marisco e os caldinhos de camarão e caranguejo”, destaca.
A variedade dos produtos ofertados também colaborou para o sucesso do evento. Foi possível encontrar atum, serra, tainha, curvina, dourado, cioba, tilápia, xareu, garajuba, ariocó, meca, pescada, guaiabu, xixaro, aratu, arabaiana, cavala, pescadinha, agulhão vermelho, agulhão branco, agulhinha branca, além de camarão, carne de caranguejo, marisco e camurim. “Tudo que foi comercializado na Cecaf teve o controle do mais alto padrão de qualidade e higienização, o que vem sendo uma marca da Central desde o início de seu funcionamento”, afirmou Rogeany.
Funcionamento – A Cecaf esta localizada na Avenida Hilton Souto Maior, nº 1.112, no bairro do José Américo, funcionando todas as quintas e aos sábados, das 5h às 13h.
O local comporta exclusivamente agricultores familiares, pescadores ou artesãos, que sejam vinculados a alguma cooperativa. No que diz respeito à agricultura, atualmente mais de 30% dos produtos da Cecaf são orgânicos e agroecológicos.