Cecaf já comercializou cerca de mil toneladas de alimentos em um ano de funcionamento
Michelly Pedrosa
Exatamente um ano depois do início de suas atividades, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada no bairro do José Américo, vai comemorar as conquistas e evoluções alcançadas nos seus primeiros 365 dias de funcionamento. Nesta quinta-feira (28), a partir das 7h, será realizado um café da manhã com os agricultores, parceiros e consumidores na própria Cecaf para celebrar a data.
Inicialmente, a Cecaf funcionava com 72 agricultores familiares. Hoje, este número subiu para 100 e conta com o apoio de territórios de todo o Estado. São produtores rurais, pescadores e cozinheiras que viram no espaço dado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) uma oportunidade para mudar de vida e mudar a vida também de outras pessoas.
“Essa feira nos deu a oportunidade de aparecer e mostrar nosso trabalho aqui na Capital e temos tido bons resultados com isso”, declarou o comerciante de castanha e mel, Francisco da Silva.
De acordo com a coordenadora da Cecaf, Rogeany Ferreira, cerca de mil toneladas de alimentos foram comercializadas ao longo do período de funcionamento. “Estamos muito felizes em ter chegado a esta marca de mil toneladas vendidas e queremos crescer mais, aumentar o número de dias da feira e trazer mais variedades”, ressaltou.
Novas bancas – Para tornar o dia ainda mais especial, a PMJP vai entregar 95 novas bancas para os feirantes que trabalham todas as quintas no local comercializando frutas, verduras, raízes, peixes e comidas prontas, além de produtos artesanais. Essas bancas foram adquiridas por meio de uma parceria entre a PMJP, o Banco do Nordeste e as cooperativas vinculadas a Cecaf para que, desta forma, os agricultores possam ter à sua disposição uma estrutura adequada para o trabalho de comercialização dos seus produtos.
Funcionamento – A Cecaf funciona todas as quintas-feiras, das 5h às 12h, na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro do José Américo.