Celest utiliza ferramenta para ensino de Inglês à distância durante a pandemia

Por Adriana Crisanto - em 954

Pensando nas recentes demandas impostas pela pandemia do novo Coronavírus, o Centro de Línguas Estrangeiras da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Celest/PMJP) vem trabalhando há 30 dias em articulação com professores e alunos na busca de soluções tecnológicas digitais para a continuidade de suas ações de educação. E essa busca resultou no encontro do “ChatClass”, uma plataforma de ensino de Inglês, criada por um alemão Jan Krutzinna, 2014, para facilitar o aprendizado, via WhatsApp.

A professora de Inglês do Celest, Ingrid Hilário, ministra aulas para adultos e adolescentes. Ela comentou que a cada semana encaminha atividades para os alunos via ChatClass e eles têm uma semana para responder. O ChatClass nada mais é do que a inteligência artificial (um robô) no WhatsApp, em que o professor cria uma comunidade no aplicativo, manda um link para o aluno e lá ele começa a interagir e aprender. O ChatClass conta também com um site, que é a plataforma onde os estudantes podem encontrar um rico conteúdo didático.

“Tenho feito isso há um mês. No geral, os alunos têm gostado da experiência. Os alunos adolescentes, principalmente, pois, as atividades são mais apropriadas para eles que gostam de interagir com o robô ChatClass, que corrige as atividades”, comentou a professora Ingrid Hilário.

A plataforma onde está sendo ministrada as aulas de Inglês do Celest é relativamente fácil de usar. “As atividades são passadas no nosso grupo no WhatsApp. Os alunos respondem numa conversa com o robô da plataforma, que corrige e registra as respostas de forma que consigo acompanhar pelo site. Assim, posso dar o feedback depois”, explicou Ingrid.

Outra professora de Inglês do Celest, que também usa do ChatClass, com êxito é Jade Oona Ramalho Borges. A plataforma, segundo Jade, oferece conteúdo e atividades para todas as séries do Ensino Fundamental II e Médio. “Também corrige as respostas dos alunos e as registra no sistema, para que o professor possa acompanhar pelo site. Tem exercício de speaking, listening e gramática”, comentou Jade Borges.

A aluna Francielle Alves disse que o ChatClass melhorou bastante o seu cotidiano para relembrar as matérias já vistas e também aprender com as futuras. “Achei a ferramenta bem prática por causa dos exercícios e também poder treinar a pronúncia”, acrescentou Francielle Alves.

O ChatClass tem uma tecnologia avançada para dar ao aluno um feedback instantâneo sobre a pronúncia. Tudo no WhatsApp. Tem ainda apoio constante de um professor para ajudar em todos os momentos. Além de conversas autênticas semanais sobre temas variados e com resposta para chegar à fluência mais rápido.