Censo Escolar comprova crescimento nas matrículas da rede municipal de João Pessoa

Por - em 875

De acordo com dados divulgados pelo Censo Escolar de 2011 e 2012, por meio do Ministério de Educação e Cultura (MEC), a rede Municipal de Ensino de João Pessoa teve um crescimento no número de alunos matriculados. Em 2011 eram 55.029 estudante e em 2012, esse número subiu para 57.791.

O maior crescimento de alunos foi nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), que passou de 1.972 para 2.501 em um ano. Só em 2012, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) construiu e equipou cinco novos Creis. Outro fator determinante no crescimento do número de estudantes matriculados é a qualidade do ensino oferecido nas 95 escolas da rede e nos 42 Creis, além da construção de novas unidades, ampliação e reforma.

O secretário de Educação, Luíz de Sousa Junior, ressaltou que a expectativa é de mais crescimento na rede municipal de ensino. “Projetamos que esse ano o crescimento seja ainda maior, pois vamos municipalizar mais seis creches estaduais, além de construir novos Creis. A procura em nossas escolas tem sido maior do que nos anos anteriores, o que mostra a qualidade do nosso ensino”, destacou.

Reunião Educacenso – Nesta quarta-feira (30), será realizada a primeira reunião do Educacenso em 2013, com a participação de diretores, secretários escolares e a equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cultural (Sedec) de João Pessoa. O encontro será às 8h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A reunião é promovida pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), com o objetivo de repassar orientações sobre a declaração da situação do aluno 2012 e enfatizar a importância do censo para a educação.

Censo Escolar – O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória feita anualmente por todas as unidades escolares por meio do Educacenso. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

É a partir desta pesquisa que são implementadas políticas públicas como o Programa de Desenvolvimento Escolar (PDE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e valorização profissional da educação.