Centro de Atenção à Saúde do Idoso completa nove anos e já fez mais de 16 mil atendimentos

Por - em 1339

Thibério Rodrigues

 

O Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) completou nove anos de atendimento à população. Durante todo o período de funcionamento, o serviço já cadastrou mais de 16 mil idosos em seu sistema e, desses, aproximadamente 12 mil permanecem sendo atendidos.

Para comemorar a data, funcionários e usuários do Caisi se reuniram nesta sexta-feira (7), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) da Capital, onde compartilharam de uma programação que contou a história do serviço através apresentações artísticas envolvendo as diversas faixas etárias.

De acordo com a diretora do Caisi, Maria José de Andrade, o serviço tem o objetivo de oferecer envelhecimento com qualidade, proporcionando o melhor atendimento aos idosos no Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa. “O idoso não para de frequentar o Caisi porque temos um cuidado integrado, que envolve o fisioterapeuta, geriatra, psicólogo, entre outros profissionais, num trabalho que se complementa”, afirmou.

Ela destaca que a qualidade de vida da população idosa tem melhorado consideravelmente nos últimos anos e o perfil do idoso tem se transformado. “Dentro dos nossos grupos do Caisi temos idosos que namoram. São pessoas com uma vida ativa, a exemplo que mulheres que cozinham, costuram e cuidam de seus netos”, complementou.

A aposentada Maria do Carmo Andrade é uma das usuárias mais antigas do Caisi e, atualmente, participa de dois grupos no serviço. “Estou nos grupos de convivência e memória. Através dessas atividades fiz muitos amigos, idosos como eu e também os funcionários que são como uma família para mim”, disse.

Caisi – O centro é referência em especialidades médicas e terapêuticas voltadas ao público idoso. A unidade atende em média 180 usuários por dia e tem um fluxo mensal de aproximadamente cinco mil atendimentos.

A porta de entrada do serviço é a atenção básica, através das 191 Equipes de Saúde da Família (ESF) que atuam nas 100 Unidades de Saúde da Família (USF). Na USF, o usuário é atendido por um clínico geral e, diante do diagnóstico, encaminhado ao Centro.

Chegando ao Caisi, o paciente é acolhido por uma equipe multiprofissional qualificada e logo após o acolhimento, ele é encaminhado à sala de enfermagem onde receberá os primeiros atendimentos.

Outros serviços – O Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso também realiza atendimentos provenientes de demanda espontânea nas áreas de fonoaudiologia, nutrição, psicologia e odontologia. Nesses casos, para ser atendido, basta que o idoso vá ao local portando o documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.

Além do atendimento médico, o Caisi oferta aos idosos grupos de interação social, onde desenvolvem atividades que proporcionam melhorias no seu cotidiano, além de abordar a prevenção e a promoção da saúde.

O Serviço está localizado na Praça Caldas Brandão, s/n, bairro Tambiá, no prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.