Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso oferta assistência em diversas especialidades

Por - em 3216

Ascom/SMS

Buscando proporcionar um melhor atendimento aos usuários da “melhor idade”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de um centro referencial em especialidades médicas e terapêuticas voltadas a esse público. O Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI) está localizado na Praça Caldas Brandão, s/n, no Bairro Tambiá, no prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel e atende de segunda à sexta, das 7h às 17h.

“Aqui no CAISI buscamos continuamente realizar um atendimento humanizado, dessa forma proporcionamos um maior e melhor cuidado, um envelhecimento sadio e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida aos nossos usuários”, comenta a diretora do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso, Maria José de Andrade Albuquerque.

O CAISI oferta aos usuários atendimentos em diversas especialidades médicas, como angiologia, cardiologia, geriatria, reumatologia, dentre outras, e atendimentos também em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, assistência social e farmacêutica, além de odontologia.

A porta de entrada do serviço é a atenção básica, através das 191 Equipes de Saúde da Família (ESF) lotadas nas 100 Unidades de Saúde da Família (USF) distribuídas pelos cinco distritos sanitários. Na USF, o usuário é atendido por um clínico geral e, diante do diagnóstico, encaminhado ao Centro. Já no CAISI, o paciente é acolhido por uma equipe multiprofissional qualificada e logo após o acolhimento o usuário é encaminhado à sala de enfermagem onde receberá os primeiros atendimentos.

“Na triagem acontece o primeiro contato com o paciente. Conversamos com ele sobre o seu adoecimento, aferimos sua pressão arterial dentre outras coisas. Todos os procedimentos são realizados por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos”, explica Maria José, diretora do Centro.

Atualmente o Centro possui mais de 16.000 idosos cadastrados em seu sistema, onde em média 12.000 continuam recebendo cuidados no serviço. A unidade atende em média 180 usuários por dia e tem um fluxo mensal de aproximadamente 5.000 atendimentos.

Outros serviços – No Caisi também é possível realizar curativos especiais para úlceras venosas. Este procedimento é feito enfermeiras habilitadas para realização do procedimento em tela sendo acompanhadas por um médico angiologista.

O Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso também realiza atendimentos provenientes de demanda espontânea nas áreas de fonoaudiologia, nutrição, psicologia, e odontologia. Nesses casos, para ser atendido, basta que o idoso vá ao local portando o documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.

Além do atendimento médico, o CAISI oferta aos usuários idosos da rede municipal de saúde grupos de interação social, onde desenvolvem atividades que proporcionam melhorias no seu cotidiano além de abordar a prevenção e a promoção da saúde.