Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso realiza mais de cinco mil atendimentos por mês
O bem-estar da população idosa é uma preocupação constante da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que mantém, através da Secretaria de Saúde (SMS), o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), uma unidade de saúde complementar da Rede de Especialidades, exclusiva para usuários a partir de 60 anos. O Caisi está localizado na Praça Caldas Brandão, s/n, no Bairro Tambiá, funcionando em um prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel. Por mês, são realizados mais de cinco mil atendimentos.
“Faz sete anos que eu frequento o Caisi. Já utilizei praticamente todos os serviços e hoje participo do grupo de idosos Anos Dourados. É uma maravilha. Sempre fui bem recebida por todos, que nos tratam muito bem e com carinho”, relata Antônia Soares, de 75 anos.
No centro são oferecidos atendimentos ambulatoriais nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia, entre outras, além da central de marcação para consultas e exames, academia, reabilitação física e serviço social.
“Nossa missão é prestar assistência integral á Saúde do Idoso. O Caisi funciona com serviços de atenção individual que compreendem consultas médicas, odontológicas, enfermagem, fisioterapia, psicoterapia, fonoaudiologia, nutrição e assistência farmacêutica. Além da assistência individual ao usuário, também são desenvolvidas atividades coletivas de promoção e prevenção à saúde, através de grupos de convivência, oficinas de estimulo da memória, escola de postura, grupo musical e educação física, coordenados pelos profissionais do próprio Centro”, explicou a coordenadora do Caisi, Maria José Carneiro.
Para ter acesso aos serviços de atenção individual, os usuários precisam ser encaminhados pela Unidade de Saúde da Família (USF). Já para participar das atividades coletivas, basta dirigir-se ao Caisi para fazer o cadastro. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. Para mais informações o telefone é 3214-4817
A aposentada Virginia Sales, de 73 anos, descobriu o Caisi por meio da Atenção Básica e hoje garante toda assistência à saúde através do serviço. “Eu trabalhava demais e tinha muitos problemas com a saúde e não sabia onde me tratar. Foi na Unidade de Saúde que recebi todas as orientações e a garantia de que no Caisi eu seria bem cuidada. Todos os exames que preciso, faço aqui”, comentou entusiasmada.
“O Caisi é constituído por uma equipe de mais de 70 profissionais, que tem procurado trabalhar com excelência a cada dia dentro de uma perspectiva humanizada”, complementou a coordenadora.
Grupos – O Caisi conta com grupos de estímulo da memória, escola de postura, coral e convivência. Os grupos se reúnem semanalmente e têm o objetivo de resgatar a autoestima do idoso no processo de envelhecimento e promover a autonomia dos participantes por meio de diversas atividades, que vão desde reuniões a passeios em pontos turísticos da cidade, dias de lazer e comemoração periódica dos aniversários.
Saúde do Idoso – Além do Caisi, a rede municipal de saúde atende aos idosos através das 186 Equipes de Saúde da Família (ESF), quatro Unidades Básica de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além da Rede Hospitalar. Os idosos recebem também atendimentos de órtese e prótese, realizado pelo Cais Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.
Também são oferecidas atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e grupos de convivência por meio das equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.
Idosos – De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Pessoa tem cerca de 83.200 habitantes com mais de 60 anos. E é a partir desta idade que o Estatuto do Idoso considera uma pessoa idosa. No início do século passado, a expectativa de vida da população paraibana era de 33 anos. Hoje, essa expectativa saltou para 74,9 anos.