Centro de Inclusão para Pessoas com Deficiência comemora o Dia dos Pais

Por - em 907

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou nessa quinta-feira (08) no Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) uma comemoração em alusão ao Dia dos Pais.

A festividade aconteceu, das 9h às 15h, no CRMIPD, localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, número 399, Tambiá, e contou com a presença dos pais dos usuários.

A comemoração foi regada a brincadeiras, banho de piscina e atividades recreativas. Também foi oferecido um almoço para as famílias presentes com mesas de frutas e sobremesas. Tudo organizado pela equipe do Centro como forma de promover a interação dos pais no tratamento dos filhos e uma maneira deles também acompanharem os trabalhos que são realizados pelos profissionais.

Para Antônio de Paulo Nóbrega, 73 anos, pai do usuário Fábio Nóbrega, 37 anos, o momento foi de muita felicidade. “Essa é a segunda família do meu filho. Ele aqui é bem tratado e atendido da forma que merece. Esse é o presente que eu ganho todo dia e em especial nesse domingo (11) que será comemorado o Dia dos Pais”, concluiu.

Segundo a coordenadora do CRMIPD, Juliana Teixeira Coelho, “devido à exclusão por parte da sociedade das pessoas com deficiência, os familiares encontram aqui no Centro uma forma de inclusão dos seus filhos, devido ao tratamento que agregamos e o reconhecimento de seus direitos e valores enquanto cidadãos”.

Pioneirismo – O CRMIPD foi o primeiro centro municipalizado do país a oferecer atendimento especializado às pessoas com deficiência. Ele foi implantado em dezembro de 2005 pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de uma ação intersetorial integrada entre as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS) e Educação (Sedec).

O Centro tem como objetivo a habilitação e a reabilitação, através de serviços especializados, de crianças adolescentes e jovens com deficiência, distúrbio de comportamento e/ou de aprendizagem, buscando dar-lhes condições para o exercício pleno de sua cidadania.

Os serviços do CRMIPD são oferecidos de segunda a sexta-feira em dois turnos, pela manhã das 7h30 às 11h30, onde os usuários recebem café da manhã e o almoço e à tarde, das 13h às 17h, onde é oferecido um lanche.

Vale ainda ressaltar que em todas as sextas-feiras é realizada pela a equipe do Centro, uma triagem com os 120 usuários para se ter conhecimento das evoluções dos casos e assim adequá-los de acordo com suas necessidades específicas.

Serviços oferecidos pelo CRMIPD:

  • Triagem multidisciplinar (anamnese e avaliação);
  • Orientação e apoio ao usuário e sua família;
  • Orientação e encaminhamento para os demais serviços e programas da PMJP;
  • Orientação e encaminhamento para serviços médicos e clínicos especializados;
  • Orientação e apoio às escolas e professores (as) da Rede Municipal de Ensino;
  • Orientação e capacitação quanto aos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Política de Atenção à Pessoa com Deficiência e seu tratamento;
  • Orientação, assessoria médica e encaminhamento para a aquisição do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Fornecimento de medicamentos aos usuários;
  • Assessoria Jurídica aos usuários e familiares no tocante aos Direitos da Pessoa com Deficiência;
  • Curso de Libras e de Capacitação para o Trabalho e geração de Emprego e Renda;
  • Atendimento Especializado: Avaliações Médicas (Pediatra, Neurologista e Fisiatra);
  • Terapias Individuais ou em Grupo (Fisioterápicas, Fonoaudiológicas, Psicológicas, Psicopedgógicas);
  • Oficinas Psicopedagógicas (Sala de Recursos Multifuncionais, Brinquedoteca, Teatro e Musicoterapia);
  • Fonoaudiologia Clínica;
  • Fisioterapia e Psicologia Clínica.

O Centro de Referência atende casos por demandas espontâneas ou encaminhamentos, desde que os familiares do usuário apresentem um laudo médico feito por um psiquiatra e um neurologista.

Os interessados pelo serviço podem entrar em contato pelo telefone: (83) 3218-9807.