Centro de Línguas da PMJP atinge mais de mil alunos matriculados

Por - em 720

AndersonO Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), atingiu a marca de mais de mil pessoas matriculadas entre servidores municipais, trade turístico (motoristas de van, taxistas, recepcionistas e camareiras de hotel, dentre outros) e alunos da rede municipal de ensino.

Uma oportunidade gratuita para que se possa aprender uma segunda língua. Chance que foi abraçada por Gabriel Duarte de Barros Pernomian, de 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Fenelon Câmara, que está matriculado desde o início do Celest há cerca de um ano e três meses.

“Eu percebi que na escola é um Inglês mais básico. Já aqui no Celest eu vi que já aprendemos com mais profundidade e estou aprendendo mais. A maior dificuldade hoje é que tem muitos alunos que não querem estudar, mas se souberem aproveitar aqui é uma oportunidade muito boa”, disse Gabriel Duarte.

No último semestre o curso atingiu o número de 500 matriculados. Já neste terceiro semestre de atividades foram 1.172, com destaque para os alunos da rede municipal que saíram de 250 para 507. O número de servidores municipais matriculados também teve um crescimento de 150 para 305 e no trade foram mantidos os 360 alunos.

Para o secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Júnior, o crescimento no número de matrículas já era esperado. “Na inauguração eu tinha dito que o Celest iria gradativamente aumentar o quantitativo de alunos devido à divulgação que foi feita. Temos uma equipe coesa e os resultados do ponto de vista pedagógico são muito visíveis. Daqui pra frente a tendência é o Celest ter um crescimento muito forte”, disse.

Anderson Richannd Terto de Araújo, 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Duarte da Silveira, também estuda no Celest desde a inauguração. “Aqui eu estou tendo a chance de aprender outra língua. Eu quero continuar aprendendo para poder viajar para o exterior e poder conversar. Comecei com o Inglês e hoje também faço Espanhol”.

O coordenador do Celest, Jivago Barbosa, disse que o crescimento no número das matrículas se dá devido ao trabalho de toda equipe. “Em primeiro lugar isso é a consolidação de um trabalho. Estamos entrando para o terceiro semestre e acredito que o empenho e a dedicação, compromisso da equipe de professores, da equipe da coordenação e da direção se reflete nos resultados. E somado a isso a ampla divulgação feita nos meios de comunicação”, falou o coordenador.

Aulas – As aulas são ministradas por oito professores nos três turnos. Pela manhã e à tarde os cursos são voltados para os estudantes e profissionais da área de turismo. Já as turmas no horário da noite são exclusivas para os servidores municipais. São quatro turmas, que funcionam nas quartas, quintas e sextas-feiras.

“Essa é uma oportunidade que a Prefeitura dá para esses alunos que não têm como pagar um curso de Inglês particular. Aqui eles aprendem no mesmo nível”, garantiu o professor de Inglês e Espanhol, Daniel Simões.

As aulas de Inglês, Espanhol e Francês acontecem no próprio Celest, que fica localizado no cruzamento das avenidas Beira-Rio com Ruy Barbosa.