Centro de Práticas Integrativas comemora três anos de funcionamento

Por - em 1348

Luís Sousa

CPICS VALENTINAUm espaço público de saúde com ofertas de cuidados integrais, dedicados àqueles que buscam se conhecer melhor. Este é o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Canto da Harmonia, que funciona desde 14 de maio de 2012, no Valentina Figueiredo. O Centro comemora três anos de funcionamento e preparou uma programação especial, com feira orgânica e de artesanatos, apresentações e palestras para comemorar a data. As ações acontecem nesta quinta (14) e sexta-feira (15), a partir das 8h30, no Cpics, que fica na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n.

“Ofertamos terapias complementares, não medicamentosas, trabalhamos com o emocional e consideramos de extrema relevância que o usuário sinta-se acolhido e respeitado em suas necessidades. As práticas alternativas são também conhecidas como Medicina Alternativa e Saúde Holística. Os usuários poderão usufruir de atendimentos individuais e/ou práticas coletivas e poderão chegar por demanda espontânea ou referenciada por outros serviços da rede SUS. Nossa área de abrangência é todo o município de João Pessoa”, explicou a diretora do Cpics, Márcia Gadelha.

foto  Ivomar  Gomes  Pereira (14)Atendimentos – Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sendo o turno da manhã da sexta-feira dedicado à reunião de equipe. “Todas as sextas-feiras à tarde acontecem também palestras ou oficinas sobre temas variados e de interesse dos usuários. Já abordamos assuntos sobre corpo holístico, energias, pensamentos positivos etc. Patologias ligadas à coluna, olhos, depressão, etc. Também realizamos terapias como florais, cromoterapia, massagem, hábitos alimentares, de respiração, entre outras. Atendemos também no sábado pela manhã, quinzenalmente, das 8h às 12h com ritmos orientais e uma vez no mês oferecemos oficinas e cursos dentro das terapias naturais”, complementou a diretora.

Em 2014, o Canto da Harmonia atendeu 11.160 usuários, sendo 4.070 em práticas individuais e 7.090 usuários em práticas coletivas.

A moradora do Valentina, Valdete Ferreira, de 52 anos, participa das atividades do Centro desde novembro de 2014 e em menos de cinco meses, já destaca os resultados obtidos. “Tinha uma depressão muito grave, que me levou a ter desmaios e sintomas de problemas de coração. Desmaiava com facilidade. Muitas vezes minha família precisou acionar o Samu para me levar para o hospital às pressas e depois de muitos exames foi constatado que era depressão. Lembrei que aqui existia o Canto da Harmonia e fui pra lá. Já participei de várias práticas, mas a biodança e a biorrespiração mudaram minha vida. Estou muito mais calma, não desmaio mais, estou com outra vida. Foi uma melhora física e emocional. Todas as pessoas deveriam procurar as atividades oferecidas pelo Centro”, relatou Valdete Ferreira.foto  Ivomar  Gomes  Pereira (9)

Entre as atividades individuais ofertadas pelo Canto da Harmonia, estão Acupuntura, Homeopatia, Herapia Floral, Massoterapia (massagem terapêutica), Reiki e Terapia Quântica. Também há as atividades em grupo como o Tai Chi Chuan, Yoga, Constelação Familiar, Biodança, Terapia Comunitária, Permacultura, Biorrespiração, Resgate da Autoestima, Saúde está no Prato (reeducação alimentar), Meditação e Danças Orientais.

Programação do 3º aniversário do Canto da Harmonia:

14/05/2015 – Manhã

8h30 – Abertura

Feira orgânica e feira de artesãos locais (na frente do Centro);

Exibição de fotos;

Testemunho de alguns usuários sobre os tratamentos;

Apresentação de Tai Chi Chuan, com o professor Luciano Freitas;

Apresentação de flauta transversal, com a professora Bianca;

Coffee Break

14/05/2015 – Tarde

13h30Apresentação do cantor João Rangel Costa, do grupo Rangel Show;

Exibição de fotos;

Testemunho de alguns usuários sobre os tratamentos;

Apresentação do grupo Ritmos Orientais, com a terapeuta Margareth Belaniza;

Apresentação da atividade Cantar a Vida”, com a terapeuta Neusa Justino;

17h – Coffee Break

15/05/2015 – Manhã

8h30 – Mesa-redonda com o tema: “A importância das Terapias Naturais para a saúde e sua atuação no SUS”.

Participantes: Monica Maria da Silva, Coordenadora das PICS e mediadora da mesa; Dra. Maria do Socorro Souza, UFPB; Dr. Climério Avelino de Figueiredo, UFPB; Dra. Maria Djair Dias, UFPB; Walter Freire Franco, Psicólogo e Diretor do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira; Marlete Alves da Nóbrega, Farmacêutica e terapeuta floral.

15/05/2015 – Tarde

12h – Almoço com Bufê para os presentes (R$ 15 – confirmar a presença pelo telefone 3218.5873)

13h30 – Palestra com o Professor e Terapeuta Holístico Paulo Chaves, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofisicas. Tema: “Reflexões sobre a proteção energética dos terapeutas durante as sessões”

17h – Coffee Break