Centro de Práticas Integrativas realiza série de eventos durante este mês
O Centro de Práticas Integrativas (Cpics) Valentina completa um ano de atividades nesta quarta-feira (15). Das 14h às 17h, a comunidade local conhecerá mais sobre os serviços oferecidos no local, por meio de uma exposição de fotos, da apresentação de slides e de palestras dos terapeutas, que falarão sobre o processo de construção do Cpics naquele bairro.
O centro oferece à população práticas individuais como homeopatia, bioenergética, terapia floral, reiki, massoterapia, medicina tradicional chinesa (acupuntura, auriculopuntura, uso de ventosas e moxas, sei tai) e terapias em grupo, com vivências de danças circulares, biodança, biorrespiração, yoga, permacultura, rodas de terapia comunitária e “Cuidando do Cuidador”, tai chi chuan e meditação.
Shantala – Na quinta-feira (16) e no dia 29, das 14h às 17h, o Cpics Valentina realizará oficinas de shantala, destinadas a profissionais da saúde que trabalham com orientação de puericultura (agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, apoiadores, técnicos de enfermagem) e ao grupo de gestantes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs Aspon).
A shantala é uma técnica de massagem aplicada em bebês, que tem um efeito estimulante e relaxante, melhora o sistema imunológico e o sono, além de aliviar cólicas e prisão de ventre, entre outros benefícios.
Alimentação saudável – Uma oficina vai abordar a importância da alimentação saudável, especialmente na infância, para a prevenção da obesidade e de doenças associadas. O título é “Alimentação saudável como um aliado na prevenção de doenças”, no dia 6 de junho, das 14h às 16h.
Podem participar todas as pessoas interessadas em aprender alternativas alimentares e querem melhorar a qualidade de vida por meio da alimentação. A facilitadora será a médica homeopata Catarina Vilar.
Saúde do Trabalhador – Pensando na saúde e no bem estar do trabalhador, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Valentina está com o turno da tarde nas sextas-feiras dedicado exclusivamente aos trabalhadores das Equipes de Saúde da Família. O objetivo é proporcionar um momento de prevenção e cuidado com a própria saúde desses trabalhadores.
A cada semana será agendada uma ESF para vivenciar práticas terapêuticas individuais (massagem, acupuntura, terapia quântica, terapia floral) e coletivas (tai chi chuan, biodança, danças circulares). Inicialmente serão contempladas as ESFs que estão inseridas no território do Valentina de Figueiredo. A primeira vivência ocorreu no dia 26 de abril, com os trabalhadores da Equipe de Saúde da Família Sonho Meu.