Centro de Referência de Inclusão para Pessoa com Deficiência faz 1,7 mil atendimentos por mês
Katiana Ramos
Atento às conversas entre os colegas, Aluísio dos Santos tem sempre uma resposta na ponta da língua. A interação dele com os amigos e familiares melhorou nos últimos três anos, segundo a mãe, e o garoto, que é autista, não se imagina longe do convívio social.
A melhora no bem-estar e desenvolvimento de Aluísio tem acontecido gradativamente a partir das atividades desenvolvidas por psicólogos, fonoaudiólgos e terapeutas do Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Ao todo, são 344 famílias acompanhadas pelo Centro e, em média, 1,7 mil atendimentos por mês. No próximo dia 21 é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
No CRMIPD, as atividades em grupo, como dinâmicas que estimulam a interação e brincadeiras ao ar livre, são as preferidas de Aluísio. “Ele melhorou muito o convívio com as outras crianças e em casa também. É sempre muito esperto e atento a tudo que acontece perto dele”, revela a dona de casa Edileuza Francisca, mãe do garoto. Quem também está satisfeito com o progresso do filho é o aposentado Antônio João de Souza, que também tem um filho que frequenta o Centro de Referência há mais de cinco anos. “Ele gosta demais daqui. Quando chega o dia do atendimento, ele é o primeiro da casa que acorda e chama para vir para cá”, diz Antônio de Souza.
Para ser atendido no CRMIPD, o usuário passa por um atendimento individual, que é agendado e feito por uma equipe multidisciplinar. “Toda equipe avalia o paciente, que é encaminhado pela rede SUS, e cada profissional coloca o seu parecer. A partir daí, direcionamos os serviços que serão disponibilizados ao usuário, com atendimentos individuais e também em grupo”, explica uma das coordenadoras do Centro de Referência, Juliana Teixeira.
Somente no último mês de agosto foram 1.745 atendimentos realizados no CRMIPD. Deste total, as atividades com fonoaudiólogos (169 atendimentos) e as oficinas de Educação Física adaptada (148) foram os serviços mais procurados pelos usuários. O Centro disponibiliza ainda atendimentos em pediatria, neurologia e terapia ocupacional.
Suporte às famílias – Além do acompanhamento dos usuários, cujas idades vão de 0 a 18 anos, o Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) da Capital presta assistência às famílias dos pacientes. Todas as quintas-feiras, pela manhã, os pais ou responsáveis pelos usuários se reúnem com psicólogos e assistentes sociais do Centro para discutir temas relacionados ao tratamento dos filhos, autonomia e desenvolvimento deles. Já às sextas-feiras, o CRMIPD promove oficinas de incentivo à produção de renda, como práticas de artesanato e culinária.
Serviço – Endereço do CRMIPD: Rua Coronel Oto Feio da Silveira, 161. Pedro Gondim. Telefone: 3218-9807
Semana da Pessoa com Deficiência – De 19 a 23 deste mês, o Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) da Capital vai promover várias atividades em alusão ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21.
Confira a programação
– 19/09 – a partir das 8h: Café da manhã, recreação com a equipe do Ruartes, pintura em rosto, circuito funcional, coral de intérpretes de Libras, massoterapia e testes rápidos DST/Aids/Glicemia. Local: CRMIPD.
– 20/09 – Atendimentos para surdos do município. Local: Cais do Cristo
(a partir das 8h)
– Avaliação de cuidados com a saúde bucal. Local: CEOs
– 21/09 – Atividade Educativa sobre Planejamento Familiar e Pessoas com Deficiência para usuários surdos. Comemoração Nacional da Surdez. Local: Auditório do Conselho Municipal de Saúde (Secretaria de Saúde do Município)
– 22/09 – Atualização do cartão de vacina para pessoas com deficiência
– Atividades para cadeirantes, orientação com nutricionistas, testes rápidos DST/Aids/Glicemia. Local: Academia da Saúde do Geisel (ônibus saindo do CRMIPD, às 8h)
– 23/09 – Dia de Lazer e feijoada de encerramento das atividades (ônibus saindo do CRMIPD, às 8h)