Centro de Referência para Inclusão da Pessoa com Deficiência comemora o São João
Hellen Nascimento
Tarde de muita festa, comidas típicas e arrasta-pé nesta quinta-feira (16), para cerca de 300 usuários e familiares do Centro de Referência Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento contou com a participação da primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, que aproveitou a oportunidade para defender a inclusão social desse público junto à sociedade.
“A gestão do prefeito Luciano Cartaxo se preocupa e atende todos os cidadãos de forma indiscriminada, mas a pessoa com deficiência precisa mais que isso, precisa de políticas públicas que proporcionem e garantam um atendimento humano, especializado, multidisciplinar que estimule a inclusão social, o respeito e o cuidado permanente”, afirmou Maísa Cartaxo.
A primeira-dama ainda afirmou que a festa é uma oportunidade de unir as famílias e celebrar a cultura popular. “Faço questão de participar todos esses anos por ser um momento de festa, descontração e alegria. É muito gratificante ver todas essas pessoas com o sorriso no rosto, confraternizando uns com os outros e sendo assistidas com dignidade e atenção que merecem”, comentou.
Para Maria Lúcia Rodrigues da Silva, mãe de duas crianças atendidas no Centro de Inclusão, a festa não foi ansiada apenas pelos seus pequenos, mas também pelos familiares. “Nossa rotina é muito rígida. Não é fácil ser mãe de crianças deficientes, então esse é o momento da gente brincar e relaxar. Além do mais, é maravilhoso ver meus filhos felizes e se desenvolvendo a cada dia. Antes minha filha não falava nada e hoje ela até canta. Já meu filho tinha problemas na fala e era agressivo e agora está bem e até virou artista plástico. Só tenho motivos para comemorar”, avaliou.
Equipe multidisciplinar – A coordenadora administrativa do Centro de Inclusão, Juliana Teixeira Coelho, explica que a gestão do CRMIPD é compartilhada com as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), formando uma equipe multidisciplinar.
“Nós disponibilizamos para os usuários fonoaudiólogo, assistente social, psicopedagogo, fisioterapeuta, médicos de várias especialidades, arterapeutas, terapeutas ocupacionais, educador físico, intérprete de libras e instrutor de libras. Tudo isso com um atendimento humanizado”, declarou Juliana Teixeira.