Centro de Zoonoses alerta população sobre riscos de picadas de insetos durante o Verão

Por Max Oliveira - em 827

O verão é a estação preferida dos insetos, que aproveitam essa época do ano para se alimentar e aparecem por toda parte. É nesse momento que as pessoas devem aumentar a atenção para não serem vitimas de picadas de bichos como escorpiões, mosquitos e pernilongos, que podem causar danos à saúde. O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de João Pessoa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com serviço de orientação de controles de pragas urbanas para a população.

De acordo Nilton Guedes, gerente do Centro de Zoonoses, o órgão atua realizando palestras e campanhas em escolas, empresas, organizações em geral, basta solicitar o serviço através dos fones 3218-9357 ou 3214-3459. “Muito importante trabalhar na prevenção dos riscos, fazendo a limpeza dos ambientes internos e externos. Não usar produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Essas são algumas das orientações que a gente fornece nas palestras”, afirmou.

Com relação procedimentos de urgência, em eventuais acidentes com picadas de inseto, Nilton Guedes explica que o melhor remédio é lavar o local do ferimento com água e sabão e procurar uma unidade de tratamento especializado, como o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), que funciona no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). “Só o profissional de saúde pode fazer uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente e de como proceder. Não adianta colocar qualquer substância, porque pode comprometer o ferimento”, alerta.

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, no bairro dos Bancários, disponibiliza a população serviços de orientações, recomendações e procedimentos em caso de acidentes com animais, além de prevenção de controles de pragas.