Centro de Zoonoses da Capital recebe visita técnica de agentes de saúde ambiental de Baía da Traição

Por Thibério Rodrigues - em 889

O Centro de Zoonoses e Vigilância Ambiental (Cvaz) da Capital recebeu nesta quinta-feira (5) uma visita técnica de agentes de saúde ambiental (ASA) para conhecer o funcionamento do trabalho desenvolvido por esses profissionais no serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Durante a visita, os profissionais do Centro de Zoonoses fizeram uma exposição sobre o processo de trabalho e a metodologia utilizada em campo pela equipe de agentes ambientais, que inclui ações de controle do mosquito Aedes aegypti, caramujo, pragas e roedores, além de orientações educativas à população, entre outras atividades de rotina.

De acordo com Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental de João Pessoa, visitas técnicas de equipes de outros municípios contribuem para a troca de experiências entre os profissionais. “É uma satisfação poder compartilhar a nossa metodologia de trabalho e saber que o serviço que oferecemos à população é referência para outras cidades”, afirmou.

A visita técnica faz parte da programação de uma capacitação que o município de Baía da Traição está promovendo para seus agentes de saúde ambiental. “Eles entraram em contato conosco e abrimos nossas portas para somar da melhor maneira possível ao trabalho que eles desenvolvem em seu dia-a-dia”, complementou Nilton.

Modelo de serviço – O trabalho da Vigilância Ambiental de João Pessoa também é referência para equipes de outras cidades, a exemplo da Vigilância em Saúde de Santa Rita, que também realizou uma visita ao local com a finalidade de melhorar os serviços oferecidos.

Cvaz – O Centro de Zoonoses Vigilância Ambiental atua por meio da prevenção e controle de riscos ambientais que interferem na saúde humana, desenvolvendo um trabalho de planejamento e monitoramento das políticas de controle de tais riscos. O Cvaz está localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, 100, Bancários. O contato da central telefônica é 3218 9357.