Centro Equilíbrio do Ser completa dois anos de cuidado à população

Por - em 16416

Fachada do Equilíbrio do SerO Centro de Práticas Integrativas Equílibrio do Ser (Cepics) está completando dois anos de funcionamento. Por isso, nesta quarta-feira (8), das 9h às 18h, haverá uma programação especial na sede da unidade, que fica localizada na Avenida Sérgio Guerra, s\n, no bairro dos Bancários. Serão realizadas danças circulares, apresentações musicais, roda de biodança, aula aberta de Tai Chi Chuan, feira de produtos orgânicos e artesanato, plantio e distribuição de mudas, mostra de artes e apresentações culturais, dentre elas o Coral Equilíbrio do Ser.

Segundo Kalina Macedo, coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Secretária Municipal de Saúde (SMS), essas práticas funcionam como recursos terapêuticos que envolvem abordagens de estímulo aos mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde.

“Trabalhamos por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, bem como a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado”, explicou Kalina.Centro de Práticas

Ainda de acordo com a coordenadora, João Pessoa é um dos poucos municípios brasileiros a adotar essa política. Além do Equilíbrio do Ser, criado em 2012, a Rede de Serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa conta com o ‘Cinco Elementos’, que funciona desde 2008 no Parque Arruda Câmara (Bica), e o ‘Canto da Harmonia’, que foi inaugurado em maio de 2012 e está localizado à Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo.

Serviço – Existem duas formas para ter acesso aos serviços. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar uma das três unidades, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30 e na sexta-feira das 14h às 18h. Na sexta-feira, os três serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).No primeiro atendimento, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada, onde é desenvolvido o Plano Terapêutico Singular, dando início assim ao tratamento. Este recebe uma carteirinha com o dia, hora, a prática e o nome do terapeuta que irá acompanhá-lo durante o tratamento.

Entre as práticas individuais oferecidas por esses espaços, estão a acupuntura; aurículopuntura; homeopatia; fitoterapia; arteterapia (individual); terapia f​loral; quiropraxia; reiki; aromaterapia; massoterapia; terapia e massagem ayurvédica; gestalt terapia; reflexologia podal e naturologia, que também inclui Iridologia e Geoterapia.

Há também as práticas coletivas como a biodança; danças circulares; tai chi chuan; terapia c​omunitária; yoga; cuidando do c​uidador (r​esgate da autoestima); automassagem preventiva; arteterapia; cura em expressão (artes plásticas); meditação; consciência corporal; constelação familiar; dança do sagrado feminino e círculo de gestantes.