Centro Municipal de Imunização aplica cerca de 7 mil doses de vacinas por mês

Por Rebeka Paiva - em 5726

Rebeka Paiva

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

A vacinação é a forma mais eficaz de ser prevenir contra diversas doenças. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Municipal de Imunização (CMI) e das Unidades de Saúde da Família (USF), oferta à população todos os imunobiológicos que integram o calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora do CMI, Rosa Virgínia, desde que foi inaugurado, o Centro já administrou mais de 217 mil doses de vacinas. “No CMI ofertamos um serviço mais completo, com todas as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde e, por trabalharmos em horário estendido e sem fechar para almoço, em média administramos sete mil doses por mês, número que cresce durante os meses de campanha, passando das 12 mil doses”, explica a coordenadora.

Ele diz ainda que todas as vacinas, com exceção da Febre Amarela, antirrábica humana e BCG, são ministradas nas Unidades de Saúde da Família distribuídas pelo município. “Não é preciso que a população venha até o Centro para tomar alguma vacina, já que a maioria delas é ofertada nas USFs, que geralmente estão mais próximas de casa”, reforça.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e durante os finais de semana e feriados das 8h às 12h, ofertando diversas vacinas como a Tríplice Viral, Meningocócica C, Hepatite A, Hepatite B, BCG, DTP, Rotavírus, sendo referência na profilaxia da antirrábica humana e da febre amarela, antirrábica canina e BCG, sendo essas duas administradas nos centros de saúde de Mandacaru e Mangabeira.

Bianca Gomes tem 10 anos, no último domingo foi atacada por um cachorro da raça Pittbul e precisou tomar a vacina antirrábica. Acompanhada pela

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

mãe, ela foi até o CMI onde tomou a vacina. “Não conhecia o serviço e pensava que ia demorar muito, mas me surpreendi com a estrutura do ambiente e qualidade do atendimento; a gente pensa que por ser algo público não funciona, mas estamos enganados, é muito bom saber que temos a oferta de um serviço tão necessário e, o melhor de tudo, é gratuito”, elogiou Alicélia da Costa, mãe de Bianca.

No CMI também é possível fazer o cartão de vacina da criança, atualizar o cartão de vacina do adulto. Além disso, no local funciona o Centro de Orientação ao Viajante, que trabalha em parceria com a Anvisa emitindo o Cartão Internacional de Vacinação, ofertando, principalmente, a vacina contra a Febre Amarela. A orientação ao viajante é realizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h. Para ter acesso aos serviços basta se encaminhar ao Centro, portando o Cartão Nacional de Vacina.

Germano Soares estava com o cartão de vacina atrasado e para começar no novo emprego precisou atualizar o documento. Ele foi ao Centro Municipal de Imunização e resolveu a pendência. “É engraçado porque eu moro aqui próximo, mas desconhecia esse atendimento, que é uma facilidade na vida das pessoas, já que oferta várias vacinas e serviços num mesmo lugar” comenta o auxiliar de serviços gerais.

A sede do CMI fica na Rua Prefeito José Bezerra, s/n°, Torre, no prédio do antigo Lactário da Torre. Para mais informações a população pode entrar em contato pelo telefone: 3211-6774.

Outros serviços – Algumas vacinas não constam no calendário de vacinação, mas são necessárias a alguns grupos de pessoas. Sendo assim, o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente essas vacinas nos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais.

São beneficiadas pelo serviço pessoas que apresentam alguma sensibilidade aumentada às doenças ou risco de complicações decorrente de: motivos biológicos como imunodepressão, asplenia, transplante, Aids, motivo de convívio com pessoas imunodeprimidas, como profissionais de saúde e parentes de imunodeprimidos, por intolerância aos imunobiológicos comuns devido à alergia ou evento adverso grave depois de recebê-los, por exposição inadvertida a agentes infecciosos por motivos profissionais ou violência contra a pessoa.

O acesso é referenciado através das salas de vacinas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e mediante a constatação da necessidade. O CRIE funciona em escala de plantão de domingo a domingo e está localizado no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, localizado na Rua Alberto de Brito S/N, Jaguaribe. Para mais informações os usuários podem entrar em contato com o serviço através do número 3218-5779.

Relação dos Imunobiológicos Especiais disponíveis no CRIE:

Vacinas
Anti-hepatite B
Anti-hemófilos b
Anti-hepatite A
Anti-varicela
DTP acelular
Dupla Infantil
Anti-influenza
Anti-pneumocócica conjugada 7 – valente
Anti-pneumocócica 23
Anti-rábica humana de cultivo celular
Anti-poliomielite inativada
Anti-meningocócica conjugada C
Imunoglobulinas
Imunog. Humana Anti-hepatite B
Imunog. Humana Anti-rábica
Imunog. Humana Anti-tetânica
Imunog. Humana Anti-varicela zoster

 

Pais e responsáveis devem estar atento ao calendário de vacinas oferecido pelo Ministério da Saúde e disponível na rede de saúde de João Pessoa. É possível verificar o calendário através link:  http://goo.gl/qSI0dG .