Centros de Práticas Integrativas oferecem cursos e oficinas de alimentação saudável

Por - em 621

Katiana Ramos

saude_curso_foto_corneliolima-27Há cerca de um mês as refeições do servidor público Genival do Nascimento ganharam mais cores e estão mais nutritivas. Segundo ele, a adesão aos novos hábitos alimentares foi antes de tudo uma escolha para melhorar a saúde dele e da família. É essa conscientização para a busca do bem-estar físico e emocional que é oferecida a população nas três unidades dos Centros de Práticas Integrativas e Complementares de João Pessoa.

Na última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em 2015, 51% dos moradores adultos de João Pessoa tinham excesso de peso e 17% estavam obesos. Esses problemas estão entre os fatores de risco para o surgimento ou piora de patologias como a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer. Para ajudar quem sofre com sobrepeso, doenças relacionadas às restrições alimentares ou até mesmo para aqueles que querem melhorar a alimentação, os Centros das Práticas Integrativas e Complementares da Capital disponibilizam a população cursos e oficinas ministrados por nutricionistas, trofoterapeutas, permacultores e ainda com a participação de adeptos à alimentação vegana e vegetariana.

saude_curso_foto_corneliolima-25A coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mônica Heyoan, lembrou que a saúde do corpo e da mente também está relacionada aos hábitos alimentares. “O tempo curto e o menor custo nos leva a escolher alimentos que muitas vezes não são tão saudáveis. Esses alimentos mais nos preenchem do que nos nutre. Desta forma, a renovação das nossas estruturas orgânicas se faz na presença de nutrientes de baixa qualidade, tornando nossa saúde de igual forma”, explicou.

Segundo Mônica Heyoan, ao escolher pela alimentação saudável a pessoa também deve conhecer bem o funcionamento do seu corpo e saber suas necessidades nutricionais. “Iniciar um processo de prevenção, manutenção e expansão da saúde começa com uma desintoxicação, para inspirar um novo estilo de vida e, posteriormente, haver uma inserção de alimentos saudáveis baseado na biotipologia da pessoa. Alimentar-se precisa, antes de tudo, do conhecimento para haver potencialização da saúde conforme a necessidade pessoal do momento”, acrescentou.

O servidor público Genival do Nascimento conheceu o Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários, no curso sobre alimentação saudável e diz que está em busca desse cuidado e autoconhecimento. Ele conta que aprendeu algumas receitas de sucos funcionais, chás e quer colocar em prática a melhor forma de utilizar os alimentos. “Cada semana que eu participo é uma novidade e aprendo cada vez mais. Faço as receitas dos sucos em casa e a família toda aprova”, contou.

A manicure Maria de Lourdes Santos soube do curso e duas vezes na semana se desloca do bairro do Cristo para aprender novas receitas e conhecer as propriedades curativas dos alimentos. “Sempre gostei muito de conhecer sobre alimentação saudável e fitoterapia. É muito bom participar porque a gente aprende receitas boas e melhora a nossa qualidade de vida”, afirmou.saude_curso_foto_corneliolima-18

Atendimentos – Os cursos e oficinas voltados para alimentação saudável acontecem no Equilíbrio do Ser, nos Bancários, Canto da Harmonia, no bairro do Valentina Figueiredo, e Cinco Elementos, no Parque Arruda Câmara, a Bica, no bairro do Róger. Nessas duas últimas unidades os usuários contam com oficinas e chás da tarde, que são eventos agendados. Há também minicursos e oficinas no Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares, localizado na sede da Secretaria de Saúde do Município, no bairro da Torre.

Para participar, basta se dirigir a uma das três unidades ou ao Núcleo portando documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso do Equilíbrio do Ser, o curso acontece às quartas-feiras, das 18h às 21h, e às sextas-feiras, das 15h às 18h.