Centros de Práticas Integrativas oferecem grupos de meditação

Por - em 3000

Luís Sousafoto.Ivomar GomesPereira (9)

Feche os olhos. Respire fundo. E vá se desligando do mundo exterior. Se você acha difícil meditar sozinho nos dias atuais, diante de tanta correria e estresse, pode contar com a ajuda dos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo, há grupos de meditação nas quartas e quintas-feiras. Já no Equilíbrio do Ser, nos Bancários, a prática acontece sempre às quartas-feiras.

O terapeuta Paulo Ricardo explica que a meditação visa à tranquilidade mental. “O objetivo principal da meditação é que a pessoa possa silenciar a mente. Através da meditação queremos fazer com que a mente se desvincule da vida acelerada e que deixe de reviver traumas do passado ou criar situações para o futuro. O importante é viver o momento presente e dominar a mente, não deixando que a mente domine a gente”, explicou o terapeuta.

A base da meditação é a respiração e isto traz inúmeros benefícios ao organismo. “Só o fato de fazer exercícios respiratórios já ajuda no equilíbrio geral do nosso corpo e faz com que os órgãos melhorem, além de relaxar os músculos. A sensação física agradável é perceptível. Mas além dos fatores físicos, destacamos a concentração. A meditação tem o papel de ir à causa dos problemas e encontrar respostas”, complementou.

Grupos – Tanto no Canto da Harmonia, quanto no Equilíbrio do Ser, a meditação é uma prática realizada em grupos. Para ter acesso, basta que o interessado procure o Cpics mais próximo. Assim que chega ao serviço, o usuário passa por uma escuta, realizada por um terapeuta, que indicará as atividades indicadas para cada pessoa. Periodicamente os usuários são avaliados e se houver necessidade há a troca ou inclusão de novas terapias.

Paulo Ricardo é o terapeuta que acompanha o grupo de meditação voltado para jovens, no Canto da Harmonia. “Percebemos a necessidade de oferecer algo para este público e a partir daí criamos o grupo. Mas além do grupo, é importante que se estabeleça uma prática rotineira de meditação. O ideal é preparar um local, harmonizar um espaço e praticar todos os dias”, ressaltou.

O grupo de meditação tem ajudado o jovem Anderson Santos, de 18 anos, na luta contra as drogas. “Faz três semanas que eu estou aqui e estou conseguindo lidar com os problemas que eu tinha com as drogas e aos poucos estou conseguindo parar de usar. A meditação tem me ajudado bastante nesse processo”, relatou o jovem.

“Eu decidi vir fazer meditação por que trabalha muito com a mente e, pelos estresses do dia a dia, tem sido muito bom, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Já senti muita melhora em mim, era muito nervosa e estou bem mais calma”, conta a estudante Talita Eduarda, de 16 anos.foto.Ivomar GomesPereira (4)

Cpics – A Rede de Serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa conta com o ‘Cinco Elementos’, que funciona desde 2008 no Parque Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, que foi inaugurado em maio de 2012 e está localizado à Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo; e Equilíbrio do Ser, criado em outubro de 2012, na Avenida Bancário Sérgio Guerra, s/n, Bancários.

Entre as práticas individuais oferecidas por esses espaços, estão à acupuntura; aurículopuntura; homeopatia; fitoterapia; arteterapia (individual); terapia f​loral; quiropraxia; reiki; aromaterapia; massoterapia; terapia e massagem ayurvédica; gestalt terapia; reflexologia podal e naturologia, que também inclui Iridologia e Geoterapia.

Há também as práticas coletivas como a biodança; danças circulares; tai chi chuan; terapia c​omunitária; yoga; cuidando do cuidador (r​esgate da autoestima); automassagem preventiva; arteterapia; cura em expressão (artes plásticas); meditação; consciência corporal; constelação familiar; dança do sagrado feminino e círculo de gestantes.

Mais informações:

CPICS – Canto da Harmonia

Endereço: Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n°. Valentina Figueiredo.

Telefone: 3218.5873

CPICS – Equilíbrio do Ser

Endereço: Av. Sérgio Guerra, s/n°. Bancários.

Telefone: 3214.2921

CPICS – Cinco de Elementos

Endereço: Parque Zoobotânico Arruda Câmara

Telefone: 3218.9817