CEOs oferecem atendimento diferenciado para pessoas que necessitam cuidados especiais
Rebeka Paiva
“Antes de chegar ao serviço sofri muito com meu filho. Quando as pessoas viam que ele tem uma deficiência se recusam a atendê-lo e outros profissionais não sabiam como realizar o atendimento e acabavam assustando ele”. Esse é o relato da dona de casa Suleima dos Santos, mãe de Rhuan, de nove anos, que sofre de transtornos comportamentais. “A gente pensa que não, mas ainda existe muita gente preconceituosa, que não sabe lidar com pessoas especiais”, completou.
Há um ano Rhuan é atendido pelos dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, que fica localizado no bairro de Jaguaribe. “Quando descobri que o SUS ofertava o mesmo serviço e com profissionais especializados foi uma alegria imensa. Hoje meu filho é atendido da forma correta e sem preconceito”, comemora a dona de casa.
Visando a qualidade de vida dos usuários que possuem limitações físicas, motoras e psicológicas, os CEOs ofertam um atendimento diferenciado a esses usuários que necessitam de um cuidado especial. Os Centros de Especialidades Odontológicas funcionam nos bairros da Torre, Cristo, Mangabeira e Jaguaribe, inclusive em horário especial e nos fins de semana.
A dentista Sandra Cecília, que faz parte da equipe que atua nos Centros, comenta que ganhar a confiança do paciente é fundamental para realizar o bom atendimento. “O profissional para trabalhar com pessoas que necessitem de cuidados especiais deve, acima de tudo, gostar da profissão. Aqui, muitas vezes além de dentista temos que usar da psicologia familiar, pois muitas vezes pra eles também é difícil estar aqui”, explicou.
Para ser atendido no CEO, o cidadão deve ser encaminhado pela atenção básica ou ir diretamente ao centro e marcar a consulta. “Porém, a marcação direta é exclusiva para os Pacientes com Necessidades Especiais (PNE)”, explicou a coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal da SMS, Bethania de Morais.
Além de encaminhados das Unidades de Saúde da Família (USF), os CEOs atendem usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de algumas Organizações não governamentais (Ongs) que atuam no seguimento da assistência psicossocial.
Cada CEO atende em média, por mês, 100 pacientes com necessidades especiais. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
“Nossas consultas são padrões, onde atendemos as áreas de periodontia, extração, restaurações, exceto canal. Assim como no resto do serviço, nosso atendimento se diferencia pela maneira que atendemos aos pacientes, já que eles requerem uma atenção e cuidado maior”, explica a dentista de PNE, Sandra Cecília. Durante os atendimentos, os pacientes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, para que possam dar suporte aos profissionais da saúde.
Beneficiados – Guilherme Frank, de 16 anos, tem alteração comportamental leve e sofre de ansiedade. Há quatro anos ele é atendido na Rede Municipal de Saúde pelos dentistas do CEO. Para Oneide Farias, mãe de Guilherme, a forma como os profissionais trabalham é fundamental para garantir um tratamento de qualidade e com bons resultados.
“Meu filho já criou um vinculo com as dentistas deste serviço, o que influencia bastante nos resultados do tratamento dele. Com a boa assistência, ele passou a confiar na dentista, não fica ansioso e não dá trabalho. Quando saímos de uma consulta ele sempre pergunta quando vai voltar e isso é muito bom”, comentou Oneide.
Brasil Sorridente – Os CEOs de João Pessoa fazem parte do programa Brasil Sorridente, da Política Nacional de Saúde Bucal, que desenvolve uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Esse programa tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil, garantindo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.
As principais linhas de ação do programa são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família, e a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, em especial com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.
Rede de cuidados – A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é regida pela portaria n° 793/02 do Ministério da Saúde (MS). O programa busca qualificar, por meio da criação, ampliação e articulação a atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). São objetivos gerais dessa rede:
I – ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua no SUS;
II – promover a vinculação das pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, ostomia e com múltiplas deficiências e suas famílias aos pontos de atenção; eIII – garantir a articulação e a integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento e classificação de risco.
No âmbito estadual, O tratamento adequado para pessoas com necessidades especiais, assim como o desenvolvimento de programas de saúde voltados a essas pessoas, é assegurado pelo artigo 16 do decreto n° 3.298 de 20 de dezembro de 1999 da Assembleia Legislativa da Paraíba.
Endereços – Para mais informações sobre os serviços especializados, os usuários podem procuram o Centro Odontológico mais próximo de sua casa. Confira os endereços:
CEO Cristo
Endereço: Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n, Cristo Redentor.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 20h.
Obs.: Atende urgências aos sábados e domingos, das 7h às 18h.
CEO Jaguaribe
Endereço: Rua Alberto de Brito, s/n, Jaguaribe.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h
CEO Mangabeira
Endereço: Rua: Romário C. Morais, s/n, Mangabeira.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h
CEO Torre
Endereço: Avenida Rui Barbosa, s/n, Torre. (no antigo Lactário da Torre)
Horário de funcionamento: 24 horas
Obs.: Atende urgências 24 horas por dia.