Cerest é referência na saúde do trabalhador de 65 municípios da Paraíba

Por - em 835

Luzia Santos

 

Nesta quarta-feira (27) será lembrado o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho. O Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de João Pessoa é referência para a macrorregional de 65 municípios do Estado da Paraíba. Sua competência encontra-se no apoio à rede de saúde para subsidiar nos processos de confirmação dos acidentes, doenças e agravos decorrentes do trabalho.

O Cerest está localizado na Rua Alberto de Brito, s/n Jaguaribe com atendimentos das 8h às 14h. O acesso se dá por meio das Unidades de Saúde da Família (USFs) ou através de agendamento próprio centro pelo número 3218-7114. Ao procurar o Cerest, o usuário deve apresentar exames e pareceres da equipe que o assiste na rede de saúde.

Ao recorrer ao Centro de Referência, uma equipe multiprofissional formada por médicos do trabalho, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos acolhe a demanda, realiza um estudo para comprovar se existe ou não uma relação entre a forma de adoecimento com o trabalho.

“No acolhimento, a gente passa a escutar sobre a história ocupacional do usuário; como é desenvolvido seu trabalho, as condições em que ele se realiza, os riscos que estão presentes e que possam contribuir para a forma de adoecimento”, explicou Kléber José da Silva, coordenador do Cerest.

Uma vez existindo a relação de nexo causal entre a doença e o trabalho é emitido a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para fins de direitos previdenciários e de municiar o trabalhador na busca de seus direitos. Também é emitida a notificação para o Sistema Único de Saúde (SUS), que alimenta o banco de dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. As notificações são compulsórias.

Prevenção – Na perspectiva de prevenção de acidente de trabalho, o Cerest participa de um projeto junto ao Ministério da Saúde (MS) e a Escola Nacional da Saúde Pública (a Fiocruz), realizando cursos de capacitação e vigilância em saúde do trabalhador.

Os cursos são voltados para inspetores de vigilância sanitária que atuam nas inspeções, afim de que possam olhar para o ambiente de trabalho, identificando as condições não favoráveis, e lançar mão dos instrumentais de vigilância para autuar e notificar as empresas e, caso necessário, interditar para prevenir os acidentes de trabalho.

Até setembro, o Cerest irá realizar seis cursos básicos de vigilância em saúde do trabalhador para capacitação dos profissionais em vigilância nas regionais de Guarabira, Itabaiana e João Pessoa.