Cerest promove Movimento Abril Verde em memória das vítimas de acidente de trabalho

Por Thibério Rodrigues - em 1148

DR T . R J . 15855.

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal Saúde (SMS) está promovendo o Movimento Abril Verde em João Pessoa, com uma série de atividades em memória das vítimas de acidente de trabalho. Durante todo o mês será ofertada aos trabalhadores uma programação que inclui seminários, oficinas, rodas de conversa e práticas integrativas de saúde.

De acordo com o coordenador do Cerest, Kleber José, o movimento é uma parceria com diversas instituições públicas, iniciativa privada, sindicatos e representantes de classe. “Estamos todos unidos no desenvolvimento de atividades de promoção da saúde do trabalhador e ações de prevenção aos acidentes, doenças e agravos relacionados ao trabalho”, afirmou.

As atividades do Abril Verde na Capital tiveram início semana passada com rodas de conversa sobre saúde e trabalho para profissionais e usuários de Unidades de Saúde da Família. Já nesta semana, foi o momento de explorar as práticas de tai chi chuan e auriculoterapia na sede do Cerest.

“É um movimento de sensibilização da sociedade civil, trabalhadores e empregadores no que tange à adoção de medidas que venham corroborar com a produção da saúde nos ambientes de trabalho”, complementou o coordenador do Cerest.

Abril Verde – No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei Nº 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Serviço – O Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de João Pessoa é referência para a macrorregional de 65 municípios da Paraíba. Sua competência encontra-se no apoio à rede de saúde para subsidiar nos processos de confirmação dos acidentes, doenças e agravos decorrentes do trabalho.

Ao recorrer ao Centro de Referência, uma equipe multiprofissional formada por médicos do trabalho, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos acolhe a demanda, realiza um estudo para comprovar se existe ou não uma relação entre a forma de adoecimento com o trabalho.

O Cerest está localizado na Rua Alberto de Brito, s/n Jaguaribe com atendimentos das 8h às 14h. O acesso se dá por meio das Unidades de Saúde da Família (USFs) ou através de agendamento próprio Centro pelo número 3218-7114.

Programação:

Data: 12, 19 e 26/04

Horário: 9h às 12h

Atividade: Oficina Saúde e Trabalho – Uma discussão em rede

Local: Auditório do Cerest

Data: 12/04

Horário: 13h às 17h

Atividade: Oficina Construindo Mapas de Risco com a CIPA

Local: Call Center Contax

Data: 18/04

Horário: 8h às 12h

Atividade: Seminário – Promovendo a saúde vocal dos trabalhadores

Local: Auditório do Sinttel/PB

Data: 24/04

Horário: 8h às 12h

Atividade: Oficina de argila aplicada à saúde

Local: Auditório do Cerest

Data: 26/04

Horário: 9h às 12h

Atividade: Roda de conversa sobre saúde e trabalho

Local: Escola Municipal Chico Xavier (Bessa)

Data: 27/04

Horário: 8h30 às 12h

Atividade: Fórum Intersindical

Local: Auditório do Cerest